Dor e Glória

‘Dor e Glória’ é o melhor filme de 2019 para a TIME

TIME, revista norte-americana, classificou Dolor y Gloria (em português, Dor e Glória) de Pedro Almodóvar como o melhor filme do ano.

Nas posições seguintes ficaram The Irishman, de Scorcese, com o segundo lugar, e o terceiro lugar foi ocupado pelo trabalho mais recente de Tarantino, Once upon a time in… Hollywood.

Nesta lista figuram, também, Parasitas, um dos dramas mais polémicos do ano, do sul-coreano Bong Joon Ho, na 6.ª posição, e Little Women, uma história colorida adaptada por Greta Gerwig do livro de Louisa May Alcott, no 5.º lugar. Para a surpresa de todos, Joker não consta da lista.

Crítica. ‘Parasitas’, a alma que o cinema julgava perdida

Segundo a TIME, o ator principal do filme de Pedro Almodóvar, Antonio Banderas, fez a “atuação da sua vida” ao interpretar Salvador Mallo, um cineasta cuja inspiração real é o próprio Almodóvar, que enfrenta uma dor incapacitante, dor esta que só verá acalmar no aniversário de um dos seus filmes anteriores. Outra atriz impecável no seu papel é Penélope Cruz, como mãe de Mallo.

A revista destacou ainda as cores vibrantes e as emoções intensas representadas no filme, não esquecendo o essencial que ele representa: “um hino para o misterioso, o que quer que seja, que nos mantém vivos, nos dias, meses ou dias antes dos nossos corpos nos traírem“.

Dor e Glória teve a sua estreia internacional no Cannes Film Festival, em maio de 2019, tendo sido nomeado para o Prémio Palma d’Or. Apesar de não ter vencido, Antonio Banderas venceu o prémio de Melhor Ator e Alberto Iglesias venceu o prémio de Melhor Soundtrack.

É também uma forte nomeação para Melhor Filme Internacional nos Academy Awards, que se realizarão em fevereiro de 2020, e cujo vencedor este ano, para os filmes de 2018, foi Roma.

Lê também:

Crítica. ‘O Irlandês’ está aqui para mostrar o que é cinema a sério

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fernando Rocha
Fernando Rocha testa positivo para Covid-19