Portugal, em 16.º lugar entre 19 países, registou a sua melhor classificação de sempre no Festival Eurovisão Júnior, que aconteceu este domingo (24) em Gliwice, na Polónia.

A canção portuguesa, Vem Comigo (Come With Me), uma composição de João Pedro Coimbra com uma forte mensagem ambiental, é cantada por Joana Almeida, vencedora deste ano da Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.

Portugal teve zero pontos dos júris nacionais, mas conseguiu depois cativar 43 votos do voto online, o que evitou que a classificação fosse pior. Austrália, Geórgia, Ucrânia, Albânia, Gales e Malta tiveram menos pontos que Portugal nesta fase de votação.

A Polónia foi a vencedora da Eurovisão Júnior pela segunda vez consecutiva, deixando para trás os concorrentes Cazaquistão, que foi o favorito do júri, e Espanha, que ficou em segundo na votação online.

A RTP participou pela quinta vez no concurso. Depois de ter concorrido em 2006 e 2007, voltou a participar depois da vitória na Eurovisão 2017, concorrendo às edições Junior de 2017, 2018 e 2019.