O filme que retrata a missão dos soldados encarregados de salvar as maiores peças de arte ocidental durante a Segunda Guerra Mundial chega ao Canal Hollywood dia 24 de novembro, às 22h.

No dia 24 de novembro, o Canal Hollywood estreia na sua programação o filme The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros, que conta com um elenco de luxo liderado por George Clooney, com Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray, John Goodman, Bob Balaban, Jean Dujardin e Hugh Bonneville.

monuments

O filme é inspirado na história real, contada no livro homónimo, deste grupo de soldados encarregados de salvar obras de arte e devolvê-las aos seus donos. O argumento adaptado, a produção e a realização são também de George Clooney.

Lê também: Um ano depois, Oleg Sentsov recebe o Prémio Sakharov em Estrasburgo

Luta contra o tempo para salvar arte

A história de The Monuments Men começa em 1943, quando as forças aliadas começam a ganhar terreno às tropas do eixo na Europa. O MFAA (Monuments, Fine Arts, and Archives Program) reúne uma unidade de historiadores de arte, curadores e museólogos americanos, franceses e britânicos que é enviada para o continente europeu para tentar resgatar obras de arte roubadas pelo exército Nazi e devolvê-las aos legítimos donos. No entanto, o grupo não tem a vida facilitada, pois oficiais aliados não pretendem perder homens no salvamento de obras de arte. E, quando em 1945, meses antes do final oficial da guerra, Hitler assina o decreto Nero, o grupo entra numa corrida contra o tempo para salvar as obras de arte da destruição.

Uma história real

Inspirado no livro com o mesmo título, de Robert Edsel, que descreve na sua obra a história deste grupo de soldados aliados, de várias nacionalidades, unidos na missão de salvar algumas das mais importantes peças de arte da cultura ocidental, primeiro das mãos do Terceiro Reich, e depois da destruição por parte das suas tropas, ou das tropas russas, que as começam a levar como compensação de guerra. O livro e o filme deram a conhecer ao público o importante trabalho desta unidade na preservação de inúmeras peças de arte, e na sua devolução aos países de origem de onde tinham sido retiradas durante o curso da Segunda Guerra Mundial.

O filme estreia no Canal Hollywood dia 24 de novembro, às 22h, mas podes também vê-lo dia 30 de novembro às 16h40, dia 19 de dezembro às 21h30, e dia 1 de janeiro às 17h45.