O musical Peter Pan no Gelo vai estar em cena até dia 12 de janeiro na AM Arena, no MAR Shopping de Matosinhos. O espetáculo já está em cena e o Espalha-Factos conta-te um pouco do que podes esperar.

Peter Pan no Gelo é o musical perfeito para ires assistir este Natal com a tua família. A história deste musical foi escrita por Ana Queirós com base no original de J.M. Barrie e tem direção artística de João A. Guimarães, encenação e coreografia de Joana Quelhas e orquestração de Artur Guimarães. Marta Melro, como Sininho, e António Camelier, como Capitão Ganho, são as cabeças de cartaz desta peça infantil constituída por cantores, atores e patinadores.

Peter Pan no Gelo

Fotografia: João Norte

Esta vai ser a sétima produção que a AM Live desenvolve em estreia absoluta para o MAR Shopping de Matosinhos.  Peter Pan no Gelo já contava com mais de 47 mil bilhetes vendidos mesmo antes da estreia, e distingue-se pelo elevado número de voos das personagens. Com um total de dez voos, este é o primeiro musical em Portugal a incorporar um número de voos ao nível de produções internacionais.

Tal como na história original de J.M. Barrie, Peter Pan, Sininho, Wendy e os irmãos vão passar grande parte do tempo no ar e este será um dos elementos que tornará o espetáculo imersivo. Para criar mais empatia e proximidade com a plateia, a primeira plateia vai ter a forma de um “U”. O uso do som surround vai ajudar a tornar os voos das personagens mais tridimensionais, enquanto os efeitos de luz vão ser usados para criar mais mistério e envolvência com o público.

Peter Pan e Sininho em Peter Pan no Gelo

Marta Melro e Samuel de Albuquerque num dos seus voos | Fotografia: João Norte

O musical vai decorrer em três cenários: o quarto da Wendy e dos irmãos, a Terra do Nunca e o Barco dos Piratas. Os ambientes cénicos vão ocupar uma grande parte do gelo, pelo que vai haver uma maior dinâmica entre a narrativa e os três cenários. O quarto da Wendy e dos irmãos inspira-se na época vitoriana e tem uma janela para o exterior. A Terra do Nunca é uma ilha mágica, onde fica a tenda dos índios. O barco dos piratas é o elemento com maiores dimensões que vai ocupar uma grande parte do espaço cénico.

No espetáculo, começamos por ver uma das cenas que envolve o Capitão Gancho e os piratas. “Piratas do mal” é a frase que mais entoa no decorrer desta atuação. António Camelier desce do barco e junta-se aos restantes piratas quando nos apercebemos que tem umas botas pretas e não vai patinar no gelo.

Na segunda cena, vemos um diálogo entre o Peter Pan e a Sininho, que acabam por ir dormir. De seguida, aparecem-nos Wendy e o Índio Suna, perto da cabana dos índios, onde começamos a perceber que entre eles vai florescer uma bonita história de amor. A última cena começa com Sininho e Peter Pan num dos seus voos, a interpretarem uma música com os índios, Wendy e os seus irmãos, na Terra do Nunca.

Peter Pan no Gelo é um musical infantil, mas que se adequa a todas as idades. Este espetáculo está muito bem construído tanto a nível da narrativa, que não se separa muito da original, mas que tem o seu próprio toque, ao nível das coreografias, harmonias de vozes e do próprio vestuário e caracterização. A magia do Natal entra em perfeita sintonia com os valores transmitidos por este espetáculo: nunca dizer nunca e todos os sonhos são possíveis. Para além disto, a produção da AM Live ergueu um musical onde o som, as luzes e os cenários imperam, criando uma empatia e envolvência com todos os espectadores.

Peter Pan no Gelo

Fotografia: João Norte

O elenco e equipa

Marta Melro – Sininho

Dois anos após o seu último trabalho em televisão, em A Herdeira (TVI), Marta Melro regressa ao contacto com o público com a sua primeira participação num musical. Ao Espalha-Factos, Marta confessa que a experiência está a ser maravilhosa e “foi um prazer gigante ter recebido o convite para fazer parte do espetáculo. Enquanto atriz é um privilégio para aprender e enquanto Mulher/Menina é um sonho dar vida à Sininho“.

A atriz considera ainda que “ao fazer um espetáculo destes, o objetivo é que pareça que não existe nenhum esforço. Mas o espetáculo é tecnicamente difícil de preparar, com coreografias, canto e ainda patinagem no gelo, mas é ótimo, é um desafio gratificante“.

Marta Melro como Sininho

Marta Melro como Sininho | Fotografia: João Norte

Diana Martins – Sininho

Toda a sua vida Diana quis ser bailarina e atriz e, para ir atrás do seu sonho, optou por tirar um curso artístico no Balleteatro. Viajou por várias cidades do mundo à procura de formação na dança e na representação. Não é uma estreante no mundo do espetáculo, pois já fez vários bailados clássicos e dobragens para filmes de animação. Recentemente, participou na novela Vidas Opostas (SIC) e ganhou, em 2018, um Best Actress Award num concurso em Los Angeles. Vai dar vida a Sininho nos espetáculos em que Marta não poderá estar presente.

António Camelier – Capitão Gancho

O ator, a par com Marta Melro, é uma das figuras principais deste espetáculo e é também um estreante no mundo dos musicais. António estreou-se em televisão em 2006 na série juvenil Morangos com Açúcar (TVI). Desde então tem vindo a desenvolver diversos projetos em Televisão, Cinema e Teatro.

A nível internacional, participou na minissérie Mata-Hari e na longa-metragem Expatriate, do realizador Renato Lucas, com estreia prevista para breve.

Em declarações ao Espalha-Factos, António descreve a sua personagem como sendo “o vilão da história, no entanto um vilão muito cómico. Tem aqui se calhar duas ou três personalidades, ele ao lado dos piratas demonstra uma certa faceta, para impôr um determinado respeito. No entanto, quando está sozinho, já demonstra ser outra pessoa; isto pode ser um paralelo com algumas pessoas na vida real“. O capitão Gancho vai ser uma personagem que não vai patinar no gelo.

António Camelier

António Camelier como Capitão Gancho | Fotografia: João Norte

Nuno Martins – Capitão Gancho

Tem o curso de Teatro Musical pela American Musical and Dramatic Academy de Nova Iorque. Participou em vários espetáculos de Filipe La Feria, como Música no Coração e Um Violino no Telhado. De 2012 a 2019 colaborou com a ETCetera Teatro em vários espetáculos, tais como Os Maias ou O Gato Malhado. É diretor musical de cinemágica, onde empresta a sua voz a vários desenhos animados. É professor de música e teatro musical. Tal como Diana Martins, Nuno vai dar vida a Capitão Gancho nas sessões em que António Camelier não poderá estar presente.

Samuel de Albuquerque – Peter Pan

Nasceu em 1994 e formou-se em interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo. Desenvolveu o seu percurso desde cedo tendo já participado em espetáculos também da AM Live, como por exemplo Branca de Neve do Gelo e A Cinderela no Gelo. Foi um dos concorrentes do talent show Factor X, em 2014, do Festival da Canção Júnior em 2006, sendo que 10 anos mais tarde voltava a subir a palco como concorrente do The Voice.

Na perspetiva de Samuel, fazer este musical “é uma concretização de um sonho de criança, por poder personificar o Peter Pan, que está no imaginário de toda a gente e eu cresci com ele. Ser um menino que nunca cresce é uma grande responsabilidade, mas é mágico“.

Relativamente à execução do número de saltos neste espetáculo, Samuel referiu que “é um processo demoroso, é todo um processo de marcação, é um processo difícil até porque nós somos puxados por pessoas e não por máquinas, mas, a certa altura, deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma coisa que se integra. Como fazer o Peter Pan e a Sininho sem voarem? É como fazer a pequena sereia sem água.

Samuel de Albuquerque como Peter Pan

Samuel de Albuquerque como Peter Pan | Fotografia: João Norte

Ana Queirós – Texto e letras

Concluiu o curso de interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo e o curso de Teatro Musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Fez vários workshops de televisão e de Teatro Musical, nomeadamente em Londres. Fez diversos trabalhos como atriz em peças de teatro, como Madagáscar e A volta ao mundo em 80 minutos. 

Faz dobragens e escreve textos de teatro musical, entre eles alguns dos espetáculos da AM Live. Considera “um desafio muito grande quando entregam um texto para as mãos em patins, porque quando entregamos um texto nosso, nós estamos a deixar as pessoas darem asas à imaginação perante aquilo que nós escrevemos. Estar a fazê-lo sobre patins é um desafio muito maior“.

Ana afirma ainda que fazer um espetáculo no gelo é “muito desafiante, muito divertido, mas muito mais mágico“. Apesar de não ser o primeiro espetáculo que Ana escreve, “o elenco agarrou esta aventura de uma forma diferente. Acho que o facto de a peça falar sobre magia, sobre acreditar em fadas, sobre a amizade de Peter Pan e de Sininho, sobre amor, acho que isso também ajudou um bocadinho“.

O musical vai estar em cena até dia 12 de janeiro. O próximo espetáculo acontece a 23, neste sábado, e, até ao dia 15 de dezembro os espetáculos vão ser apenas ao fim de semana. Nos dia 23, 24, 30 e 1 de novembro haverá sessões gold , às quais vais poder assistir ainda este mês em três horários distintos: às 11h00, às 15h00 e às 18h00. A partir do dia 7 de dezembro começam as sessões premium, e acrescenta-se a este horário a sessão das 21h30.

O preço dos bilhetes varia entre os 11,50 euros e os 16,50 euros para crianças até aos 10 anos e entre os 14 euros e os 18,50 euros para adultos. Existem ainda vários packs de família, assim como uma experiência VIP Backstage que tem o preço de 42 euros.