Meio ano depois do concurso em Israel, Portugal está prestes a entrar numa nova competição da Eurovisão. Este domingo (24), o Festival Eurovisão da Canção Júnior vai para o ar, em direto a partir de Gliwice-Silesia, na Polónia, e Joana Almeida representa o nosso país com Vem Comigo (Come With Me).

Ao contrário dos últimos dois anos, em que apenas a canção portuguesa foi escolhida pela RTP, desta vez também a artista foi selecionada de forma interna pela estação. Joana Almeida interpreta um tema bilingue, composto e produzido por João Pedro Coimbra, cuja letra tem como principal tema a natureza e a preocupação com o ambiente.

Joana não é estreante no que toca a competições musicais. A cantora, de apenas 10 anos, foi a grande vencedora da edição deste ano da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, popular concurso musical infantil nacional.

Esta será a quinta participação de Portugal no Junior Eurovision Song Contest (JESC). A estreia no concurso infantil aconteceu em 2006, em Bucareste, e voltou a participar no ano seguinte.

Afastada do certame durante dez anos, a RTP regressou em 2017 com Mariana Venâncio e o tema Youtuber, que deu ao nosso país a sua melhor classificação — o antepenúltimo lugar. No ano passado, a representante portuguesa foi Rita Laranjeira, com a canção Gosto de Tudo (Já Não Gosto de Nada).

Aqui é possível votar em Portugal

Ao contrário da edição para adultos da Eurovisão, na dos mais novos é possível votar no próprio país. Neste caso, a votação decorre exclusivamente online, através do site do JESC. Para o voto ficar registado, é obrigatório selecionar pelo menos três países.

Os espectadores podem votar as vezes que quiserem até ao início da gala, às 15h00 de domingo (25). Depois, apenas existirá um espaço de 15 minutos para registar os últimos votos, que acontece apenas no final de todas as atuações dos 19 países a concurso — recorde de participantes pelo segundo ano consecutivo.

Os países a concurso

Os ensaios já estão a decorrer e já se começam a delinear favoritos à vitória, entre os quais a Polónia (país que venceu no ano passado), Espanha ou França. Quem são os concorrentes da versão júnior do maior certame de música do mundo?

Albânia – Isea Çili, Mikja ime fëmijëri

Arménia – Karina Ignatyan, Colours Of Your Dream

Austrália – Jordan Anthony, We Will Rise

Bielorrússia – Liza Misnikova, Pepelny (Ashen)

Cazaquistão – Yerzhan Maxim, Armanyńnan Qalma

Espanha – Melani Garcia, Marte

França – Carla, Bim Bam Toi

Geórgia – Giorgi Rostiashvili, We Need Love

Irlanda – Anna Kearney, Banshee

Itália – Marta Viola, La Voce Della Terra

Malta – Eliana Gomez Blanco, We Are More

Macedónia do Norte – Mila Moskov, Fire

País de Gales – Erin Mai, Calon yn Curo (Heart Beating)

Países Baixos – Matheu, Dans Met Jou

Polónia – Viki Gabor, Superhero

Rússia – Tatyana Mezhentseva and Denberel Oorzhak, A Time For Us

Sérbia – Darija Vračević, Podigni Glas (Raise Your Voice)

Ucrânia – Sophia Ivanko, The Spirit of Music

Festival Eurovisão da Canção Júnior vai para o ar este domingo (25), em direto a partir de Gliwice-Silesia, na Polónia, depois da vitória de Roksana Węgiel em Minsk. A competição vai ser transmitida na RTP1 a partir das 15h00, com comentários de Nuno Galopim.

Lê também: Eurovisão 2020. Conhece os primeiros representantes escolhidos