A Árvore dos Desejos desceu ao pior resultado desde que estreou, há três semanas. O programa apresentado por João Manzarra cedeu mesmo o posto de mais visto de sábado, mas a outro formato da SIC, o Jornal da Noite.

Á Arvore dos Desejos, que leva o apresentador a passar por várias escolas do país para realizar os desejos que os alunos querem oferecer a amigos e familiares, ficou com 10,2% de audiência média e 22,2% de share, depois de nas últimas duas semanas ter estado estável nos 10,8% de audiência. A queda no share foi de apenas três décimas, o que se explica com uma redução do consumo televisivo no horário.

A descida da aposta da SIC não resultou, por isso, em crescimento dos concorrentes diretos. Mental Samurai marcou 8,5% de audiência média e 18,1% de share, com uma subida de apenas 1,1 pontos percentuais na quota de mercado. E Jogo de Todos os Jogos, após três semanas consecutivas a crescer, recuou a 6,3% de audiência média e 14,5% de share, com menos um ponto percentual de quota de mercado que na última semana.

Os números deste sábado voltaram a traduzir-se numa vantagem da SIC (18,7%), enquanto a TVI (13,2%) conseguiu distanciar-se mais da RTP1 (11,5%) do que nos restantes dias da semana.

Outros destaques

  • O concerto de 40 anos de carreira dos UHF, transmitido pela RTP1, não foi além dos 2,1% de share. A audiência foi também residual: 0,4%.
  • Desceu, para novo mínimo de audiência, o programa Sábado na TVI. Marcou agora 4,2% de audiência média e 12,3% de share. O número de espectadores tem descido desde a estreia, há duas semanas.
  • Sul, agora emitida perto das 23h, recuou para o pior resultado desde a estreia: 1,5% de audiência média e 4,5% de share.

Sul

  • Os dois filmes transmitidos pela SIC na tarde de sábado mantiveram-se firmes na liderança. Foram A Testemunha (5% / 17,2%) e A Montanha Entre Nós (8% / 17,7%). Este último bateu mesmo a melhor audiência do ano para a rubrica Cinema em Casa.
  • O Jornal da Noite (10,8% / 22,1%) foi o programa mais visto de sábado, superando o Jornal das 8 (8% / 16,4%) e o Telejornal (7,6% / 15,7%).
  • Juntos ao Luar (3,3% / 11,7%) subiu os resultados da sessão Filme de Sábado na TVI. É o melhor resultado da rubrica desde que a estação de Queluz começou a apostar em cinema no horário nobre.