Vote in the U.S.A., um conjunto de reportagens documentais sobre portugueses ou luso-descendentes com cargos de relevo na política norte-americana, vai ser exibido a partir do dia 19 de novembro, na RTP1.

É já na próxima semana que a série documental estreia no canal público de televisão. Este trabalho documental da autoria do jornalista José Alberto Lemos, já exibido na RTP Internacional no início do ano, tem como objetivo explorar as histórias de portugueses ou luso-descendentes que desempenham cargos políticos relevantes na política norte-americana.

“A emigração portuguesa para os EUA tem mais de um século, mas o envolvimento de portugueses na vida política e cívica americana é relativamente recente. Pelo menos, um envolvimento relevante que se traduza na ocupação de cargos eleitos e representativos das comunidades onde se inserem”, pode ler-se no comunicado que descreve este trabalho.

A mudança de atitude dos portugueses residentes nos Estados Unidos face à política é o objeto de estudo deste trabalho, nomeadamente a sua eleição para cargos políticos representativos das comunidades onde se inserem.

Fonte: RTP1/divulgação

Um português na Casa Branca 

Já alguns trabalhos, também realizados pelo canal, exploraram as vidas de portugueses um pouco por todo o mundo. No caso americano e no contexto político, este era ainda um objeto jornalístico por explorar.

Os dois primeiros episódios vão ser dedicados ao português David Simas, atual CEO da Fundação Obama e ex-assessor de Barack Obama.

“Quando tinha apenas 23 anos, David Simas organizou uma manifestação na sua cidade de Taunton, no estado de Massachusetts, para exigir que os operadores de televisão por cabo transmitissem a RTP Internacional grátis, 24 horas por dia. (…) O jovem Simas iniciava assim, sem suspeitar, uma carreira política que o levaria à Casa Branca, 15 anos mais tarde”, assim é introduzida a história destes dois primeiros episódios.

David, com pai açoriano e mãe alentejana, foi conselheiro do presidente Obama durante oito anos e agora gere a sua fundação. Este é o primeiro exemplo dos vários que a RTP vai exibir nesta nova série documental.

Os 10 episódios de Vote in the U.S.A. vão ser transmitidos todas as terças-feiras, a partir de 19 de novembro, às 22h30, na RTP1.

LÊ TAMBÉM: RTP3 FORA DO AR POR DUAS NOITES SEGUIDAS