The Mandalorian, a primeira série televisiva live-action baseada na franquia Star Wars, estreia-se juntamente com a plataforma de streaming Disney +, esta terça-feira (12). O Espalha-Factos faz um apanhado geral sobre o que o público pode esperar desta série.

É com alguma expectativa que os fãs da saga anseiam pela estreia deste spin-off passado no universo da Guerra das Estrelas. A ação narrativa de The Mandalorian passa-se cinco anos depois dos acontecimentos em Return of the Jedi e 25 antes de The Force Awakens.

A série foi criada por Dave Filoni, responsável pela série de animação em computador Star Wars: The Clone Wars, e por Jon Favreau, conhecido por ser realizador de Iron Man e, mais recentemente, do remake de O Rei Leão.

Com um orçamento a rondar os 109 milhões de euros, a série terá oito episódios. A narrativa centra-se na personagem interpretada pelo ator chileno Pedro Pascal (Game of Thrones e Kingsman 2), cujo nome não foi revelado oficialmente.

Afinal o que é um Mandalorian?

De forma muito resumida, os Mandolore são um povo destemido que é conhecido no universo Star Wars por serem implacáveis guerreiros. Conquistaram vários planetas, são uma raça tenebrosa e têm uma armadura com um design muito característico.

Apesar de nos filmes do cânone oficial não existirem referências diretas aos Mandalore, os maiores representantes deste povo são as personagens Boba e Jango Fett (filho e pai), que são os caçadores de prémios mais destemidos na galáxia. A primeira aparição de Boba Fett aconteceu no controverso telefilme intitulado Star Wars Holiday Special em 1978, numa sequência em desenhos animados.

Dos projetos supervisionados por George Lucas, é o único que se arrepende ter criado (nunca foi lançado de forma oficial) e os atores tentam esquecer esse projeto embaraçoso quando confrontados em entrevistas. Apesar da controvérsia, em termos históricos, este telefilme foi importante para estabelecer a personagem Boba Fett como um caçador de prémios sem escrúpulos.

Já em The Empire Strikes Back, o papel de Boba Fett é apresentado ao grande público em carne e osso pelo ator Jeremy Bulloch e tem a voz de Jason Wingreen. Apesar de aparecer em poucas cenas, a personagem é responsável por capturar Han Solo e a princesa Leia ao serviço de Darth Vader. Em Return of The Jedi, Boba Fett é derrotado por Solo que faz com que ele seja comido por um monstro no deserto de Tatoinne, tendo um fim inglório.

Em Ataque dos Clones, conhecemos o pai, Jango, cujo ADN foi usado para criar um exército dos Clones. Temuera Morrison, ator que interpretou Jango Fett, acabaria por dar voz às cenas de Boba Fett na trilogia original aquando o lançamento dos Dvds em 2004.

O que esperar da série?

Para além de Pedro Pascal, o elenco de The Mandolorian vai contar também com Gina Carano, ex-lutadora da MMA, que vai interpretar uma mercenária de seu nome Cara Dune. Carl Weathers (conhecido principalmente pela personagem Apollo Creed nos filmes do Rocky) será Grief Karga, o chefe dos caçadores de prémios que dará missões ao protaganista da série. Giancarlo Esposito, que entrou em Breaking Bad, é  Moff Gideon, um oficial do Império.

Não há grandes informações sobre o enredo e os trailers são pouco explícitos, mas é esperado que aconteça um grande “spoiler” logo no primeiro episódio.

A estreia acontece esta terça-feira (12) no mesmo dia que é inaugurado o Disney +, o novo serviço de streaming dos estúdios do Rato Mickey. Por enquanto, o serviço será exclusivo no mercado norte-americano mas está previsto que fique disponível na Europa no primeiro semestre de 2020.

Lê também ‘THE MANDALORIAN’: TUDO SOBRE A SÉRIE DE ‘STAR WARS’