Um dos maiores clássicos dos anos 80 está de volta aos ecrãs portugueses. MacGyver foi anunciado pela RTP Memória como uma das maiores apostas para esta temporada televisiva e vai para o ar a partir desta terça-feira (12).

A série acompanha as aventuras de Angus MacGyver (Richard Dean Anderson), que acumula a sua função de agente secreto num fictício Departamento de Serviços Externos norte-americano com um trabalho na Fundação Phoenix, do seu amigo Pete Thornton (Dana Elcar).

Formado em Física e com experiência militar na brigada de minas e armadilhas, MacGyver consegue arranjar soluções simples para o mais complexo dos problemas. Evitando sempre o recurso à violência, MacGyver é conhecido sobretudo pelos usos originais que dá a objectos do dia-a-dia para resolver problemas. Ao mesmo tempo que recusa usar uma arma, devido a um acidente na infância que causou a morte de um amigo, MacGyver não dispensa o seu canivete suíço e fita adesiva.

Os truques e engenhocas de MacGyver, embora não tenham qualquer validade científica e sejam muitas vezes inverosímeis, foram uma das razões para o sucesso da série um pouco por todo o mundo. Portugal não foi excepção, tendo a série sido exibida pela RTP1 a partir de 1989, quatro anos depois da estreia nos EUA.

Lê também: Gonçalo Madail. “A RTP finalmente empenhou-se, e bem, na RTP Memória”

Depois de ser reexibida pela TVI e pela SIC Radical, a série também já passou pelos ecrãs da RTP Memória várias vezes, a última das quais em 2011. Regressa agora ao canal nostálgico da RTP, desta vez também em sinal aberto, e será exibida de segunda a sexta-feira às 21h45. Com um total de 139 episódios ao longo das suas sete temporadas, MacGyver fará companhia aos espectadores do canal durante os próximos meses, em substituição de Magnum P.I.