O realizador de Joker, Todd Phillips, revelou a existência de uma cena apagada da versão final do filme que confirma o que aconteceu a Sophie (Zazie Beetz), o amor platónico de Fleck.

Joker tem sido um assunto recorrente desde a sua estreia, no início de outubro. Sucesso de bilheteiras e mesmo a tempo de inspirar disfarces de Halloween, o filme que nos revela a história do vilão mais conhecido da DC Comics deixa o final de uma personagem em aberto.

À saída do cinema, a dúvida permaneceria sobre o que teria acontecido depois da última cena em que vimos Sophie Dumond (Zazie Beetz). A equipa responsável por Joker já havia afirmado que Sophie sobrevive, apesar das fortes indicações de que poderia ter sido o contrário.

Recentemente, Phillips acrescentou que o filme iria, inicialmente, ter uma cena que o confirmaria: Sophie e a sua filha, a ver a traumática entrevista entre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) e o seu ídolo, Murray Franklin (Robert De Niro), no talk-show que Fleck costumava ver e no qual se imaginava como uma estrela.

A entrevista sucedeu-se dias após a última interação entre os dois, em que Sophie encontra Arthur na sua sala de estar. Além de claramente sem convite, fica finalmente claro que a relação dos dois, que o filme mostrara, não tinha passado da imaginação do protagonista.

Todd Phillips explica que a cena acabou por ser cortada do filme, para manter a perspetiva do filme centrada unicamente no que acontecia com Arthur Fleck, eventualmente transformado no criminoso Joker. “Como o realizador e o produtor, estou a dizer que não a mata. Nós gostamos da ideia de que é quase como um teste decisivo para que a audiência diga ‘O quão louco é ele?’.“, esclareceu à IndieWire.

A maioria das pessoas com quem falei pensam que ele não a matou porque entendem a ideia de que ele só mata quem lhe fez mal. Ela não teve nada a ver com isso. A maioria das pessoas entendeu que, mesmo como um vilão, ele estava a viver segundo um código específico. Claro que ele não matou esta mulher ao fundo do corredor.

Joker está nos cinemas desde 3 de outubro, altura de estreia mundial. Nas primeiras semanas, espreitou o Top 10 de classificação de filmes no IMDb, agora está na 16ª posição.

Se gostaste de Joker, vais querer ler também…

Joker: Joaquin Phoenix discute planos para uma sequela