A publicação dos valores totais de audiência televisiva deste domingo (3) e segunda (4) continuava sem acontecer à hora de almoço desta terça (5), devido a problemas na disponibilização dos dados por parte da Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM), que é responsável por gerir o painel da GfK, empresa responsável pela medição de audiências em Portugal.

O impasse na divulgação destes valores surgiu na manhã desta segunda (4), quando deveriam ter sido publicados os valores de domingo. Estes números, inicialmente anunciados para as 10h, depois para as 11h e sucessivamente adiados até ao dia seguinte, estavam agora a ser anunciados para as 13h desta terça-feira (5), prazo que também já foi incumprido.

O Espalha-Factos entrou em contacto, por e-mail, com a CAEM, que até agora apenas disponibilizou os valores finais relativos a domingo (3), e não foi ainda dado nenhum esclarecimento sobre os motivos para o atraso, ou para os eventuais problemas técnicos que poderão estar a afetar o painel.

A GfK é responsável pela medição de audiências em Portugal desde 2012, num processo que se iniciou com turbulência e foi marcado, na altura, por vários problemas e falhas ao nível do sistema, cuja credibilidade chegou a ser posta em causa pela RTP e pela TVI.

Recorda a notícia de 2012: GfK criticada pela auditoria externa
Atualizado às 15h32 de 5/11. Foram disponibilizados os dados finais de 3 de novembro.