A nova adaptação da trilogia Mundos Paralelos, do autor Philip Pullman, estreia dia 4 de novembro. A nova aposta da HBO promete ser o próximo épico fantástico com um elenco de luxo que inclui James McAvoy, Lin-Manuel Miranda e Ruth Wilson.

Imagem: Divulgação HBO Portugal

À segunda é de vez?

A nova série da HBO é uma aposta na fantasia épica. Baseada na aclamada obra de Philip Pullman, é já considerada um clássico contemporâneo do seu género. Após a adaptação cinematográfica A Bússola Dourada em 2007, a partir do primeiro livro série Os Reinos do Norte, que contou com Nicole Kidman e Daniel Craig nos principais papéis, é agora a vez da adaptação televisiva, que promete ser mais completa em relação à obra original.

Imagem: Divulgação HBO Portugal

Elenco de luxo

A nova série conta com um elenco encabeçado por uma jovem atriz de 14 anos, Dafne Keen (The Refugees e Logan), que interpreta Lyra Belacqua, a corajosa protagonista desta história. A ela juntam-se uma série de atores premiados, como James McAvoy (Expiação, X-Men) no papel de Lord Asriel, Lin-Manuel Miranda como Lee Scoresby, e Ruth Wilson (Jane Eyre, The Affair) como Sra. Coulter. O elenco inclui também Clarke Peters, James Cosmo, Anne-Marie Duff, Will Keen e Ariyon Bakare.

A série conta ainda com o autor dos livros nos quais se baseia, Philip Pullman, como produtor executivo – uma medida que promete, pelo menos, mais respeito e maior exactidão na tradução da obra da página para o ecrã.

Uma épica e mágica aventura

Mundos Paralelos, com título original His Dark Materials, é uma adaptação da trilogia homónima de Philip Pullman, composta originalmente por três livros, intitulados em Portugal Os Reinos do Norte, A Torre dos Anjos e O Telescópio de Âmbar.

A história segue Lyra, uma menina de onze anos que procura um amigo, mas que na sua busca descobre um segredo que envolve o rapto de crianças, e que a leva na procura pela explicação de fenómenos misteriosos. Lyra e todas estas personagens vivem num multiverso onde existem mundos paralelos, inclusivamente um semelhante ao nosso. Nestes mundos existem, no entanto, criaturas fantásticas como bruxas, ursos com armaduras chamados de panserbjørne, e daemons, seres que são a personificação física da alma do seu dono na forma de um animal.

Imagem: Divulgação HBO Portugal

A história continua…

Se quando vires a série ficares curioso por ler os livros, há boas notícias. Não só está publicada toda a trilogia em português e inglês, como uma nova trilogia começa agora a ser publicada, intitulada O Livro do Pó (Book of Dust). O primeiro livro da sequela foi publicado em outubro de 2017 com o título La Belle Sauvage e já está disponível traduzido em Portugal. O segundo volume, The Secret Commonwealth, foi publicado em outubro de 2019 – ainda sem edição portuguesa. O terceiro volume da trilogia está ainda por anunciar.

Mundos Paralelos estreia dia 4 de novembro em exclusivo na HBO Portugal. A série é uma produção Bad Wolf e New Line Cinema para a HBO (nos Estados Unidos) e BBC One (Reino Unido).