O verão terminou e os longos dias de sol começam a ficar no horizonte. O frio apodera-se das ruas e os armários apoderam-se dos calções e das t-shirts. A única vontade, por vezes, é fugir e viajar para outro local qualquer onde o sol ainda brilhe e os calções ainda não se lembrem de como é estar fechados numa gaveta.

O Espalha-Factos escolheu seis livros que te podem ajudar a tirar ideias para a tua próxima viagem ou, se preferires ficar por casa, livros que te farão embarcar numa jornada.

A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera: Praga

Quatro pessoas, vários sonhos, vários medos, uma certeza: não temos como não cometer erros, pois “o primeiro ensaio da vida já é a própria vida“. Milan Kundera narrou a história de Franz, Tomas, Teresa e Sabina ao longo de vários anos, entre ensaios filosóficos, teorias ideológicas sobre o que fazemos no mundo e a forma como o amor – o simples sentimento que todos desejam – divide o mundo em duas categorias. Os que agarram o sentimento e aqueles que se deixam levar pela insustentável leveza do ser.

The Unbearable Lightness of Being, o título em inglês, é um dos livros mais influentes do século XX e marca-se no contexto histórico da Primavera de Praga, o conflituoso início da libertação democrática da República Checa, após anos debaixo do regime soviético.

Para além do pendor filosófico sobre a natureza da humanidade, Kundera reflete sobre a significação da existência e a difícil arte de amar e ser amado.

Praga – Como ir:
A capital checa é dividida pelo rio Moldava e é um dos mais belos e únicos centros urbanos da Europa. Recheada de história, arte e cultura, Praga é o destino perfeito para quem procura a insustentável vontade de se apaixonar por uma nova cidade com tanto por descobrir.

Voo: TAP | Preço: 267 euros

O Sexo e a Cidade, Candace Bushnell: Nova Iorque

A busca do amor perfeito pode ser deveras atribulada, Carrie Bradshaw que o diga. A Big Apple não é só a cidade que nunca dorme, mas também o casulo perfeito para aqueles que não querem dormir sozinhos. O livro de Candace Bushnell foi um fenómeno e em 1998 deu origem a uma série homónima cujo impacto se mantém até aos dias de hoje.

Miranda, Samantha, Charlotte e Carrie, as quatro amigas de O Sexo e a Cidade.

A história de Carrie e Mr. Big dá voltas e reviravoltas, mas entre encontros e desencontros, amores e desamores, há coisas que nunca saem de moda, e a amizade é uma delas. Num universo cosmopolita onde o amor aparece em cada esquina e desaparece na esquina seguinte, O Sexo e a Cidade apaixona-nos por Manhattan enquanto nos apresenta personagens inesquecíveis e carismáticas.

Nova Iorque – Como ir: 

New York, New York. A cidade que não dorme é, segundo alguns, o centro do mundo. Desde grandes descobertas em museus a longos passeios no Central Park, a Big Apple é um universo pronto a ser explorado.

Voo: KLM | Preço: 5768 euros

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling: Londres

Para infelicidade de muitos, Hogwarts ainda não passa de um local imaginário. Ainda assim, visitar o universo de Harry Potter é bem mais fácil do que parece. Um dos romances do século XX mais lidos de sempre, Harry Potter e a Pedra Filosofal iniciou a saga que marcou uma geração. As aventuras de Harry, Ron e Hermione contra Voldemort e outros dos seus seguidores resultaram em diversos filmes e, agora, prequelas, como Animais Fantásticos.

A capital inglesa é o pano de fundo de muitas cenas dos livros da saga, mas se visitar o Madame Tussauds ou o Palácio de Buckingham não estiver nos planos, podem sempre visitar-se os Estúdios da Warner Bros. de Harry Potter em Leavesden.

A sala de Albus Dumbledore nos Estúdios da Warner Bros.

LÊ TAMBÉM: HARRY POTTER: EXPOSIÇÃO COM ROUPA E ADEREÇOS USADOS NOS FILMES CHEGA A PORTUGAL

Londres – Como ir: 

A capital de Inglaterra é uma das cidades com mais história da Europa. A longa e lendária monarquia ergueu um dos maiores impérios que o mundo já viu e foi, também, o berço de grandes escritores, como J.K. Rowling.

Voo: TAP | Preço: 166 euros

Norwegian Wood, Haruki Murakami: Tóquio

O livro que roubou o título à canção dos The Beatles foi publicado em 1987 e lançou Haruki Murakami ao estrelato. Norwegian Wood conta-nos a história de Toru Watanabe, um homem adulto que recorda a sua vida durante os tempos da faculdade, o primeiro amor e a maneira como a morte lhe vincou as primeiras páginas da sua vida.

Entre deambulações e viagens de norte a sul de Tóquio, Norwegian Wood é uma boa porta de entrada para o universo de Murakami, um autor que nos faz viajar até ao Oriente e visitar a cultura que em muito difere da nossa. Ainda assim, Murakami escreve sobre algo universal: os sentimentos.

Tóquio – Como ir: 

A movimentada capital do Japão é a simbiose entre a tecnologia e o tradicional, desde arranha-céus iluminados e templos históricos. Tóquio tem 9 milhões de habitantes e é uma das maiores cidades do mundo.

Voo: Japan Airlines | Preço: 980 euros

Comer, Orar, Amar, Elizabeth Gilbert: Roma, Índia, Bali

O livro de memórias de Elizabeth Gilbert percorreu o mundo e fez, quem o leu, viajar com ele. A história de Liz é a história de uma mulher que tinha tudo o que se podia querer na vida: uma carreira de sucesso, uma casa e um bom casamento. No entanto, quando menos esperava, a sua vida desmoronou e divorciou-se do marido. Perdida, magoada e em busca de si mesma após uma longa relação, Liz embarca numa jornada de autoconhecimento. Em Itália, Liz aprende a amar a gastronomia. Na Índia, explora a espiritualidade e descobre o poder da oração. E, em Bali, encontra finalmente a paz que procurava. E um verdadeiro amor.

Julia Roberts interpretou Liz Gilbert na versão cinematográfica da história.

O livro ganhou vida nos ecrãs e Julia Roberts viveu a história da autora do livro que se tornou um sucesso por todo o mundo.

Comer, Orar, Amar é um claro exemplo de como viajar é, por vezes, o melhor remédio e a única forma de nos descobrirmos a nós próprios.

Itália, Índia e Indonésia foram os três destinos escolhidos pela autora durante a procura da sua própria identidade. Não precisas de ser tão drástico, contudo. Qualquer um dos destinos serve para partires à aventura.

Roma – Como ir: 

A cidade da antiguidade clássica é uma das capitais mais históricas do mundo. Desde coliseus a pizzas, Roma é a cidade italiana que te fará ficar apaixonado por Itália. Como uma das cidades mais românticas da Europa, Roma é uma boa sugestão para dois.

Voo: Ryanair | Preço: 232 euros

Nova Deli – Como ir: 

Nem todas as viagens têm que ser físicas, algumas podem ser espíritas. Ainda assim, nada melhor do que juntar as duas e tentar encontrar um pouco de nós mesmos nas ruas da Índia.

Voo: Emirates | Preço: 943 euros

Bali – Como ir: 

A nossa sugestão se fugir ao frio é realmente o grande objetivo. A ilha indonésia é paragem obrigatória para amantes de praia e natureza.

Voo: TAP + Qatar Airways | Preço: 1228 euros

Morte em Veneza, Thomas Mann: Veneza

O conhecido vencedor do Prémio Nobel da Literatura apresentou, em 1912, um romance inovador e inesperado, sobre um homem de meia-idade que viaja até Veneza, acabando por se apaixonar platonicamente por um jovem polaco extremamente atraente. Apesar de a relação homossexual não ser o motor da trama, a fama do livro alimentou-se da polémica relação que nunca sai da idealização.

Autor de obras como Os Buddenbrook e A Montanha Mágica, Thomas Mann venceu o Nobel em 1929 e é até hoje considerado um dos maiores romancistas do século XX. Morte em Veneza, para além de dialogar sobre desejos profundos e reviravoltas inesperadas, é o livro perfeito para ler numa viagem nas gôndolas venezianas.

Veneza – Como ir: 

Passear de barco numa das cidades mais icónicas da Europa é o desejo de muitos aqueles que a visitam ou pretendem visitar. A Basílica de São Marcos é um dos pontos turísticos que não pode ser esquecido.

Voo: TAP | Preço: 228 euros

Os preços apresentados neste artigo são correspondentes às datas de partida a 20 de dezembro com regresso a 27 do mesmo mês, sendo que podem variar consoante as datas.  Os preços foram consultados no dia 29 de outubro de 2019.