O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Fonte: Unsplash

Descobre todos os filmes que vão dar em sinal aberto no fim-de-semana prolongado

Com o feriado a uma sexta-feira, muitos são aqueles que aproveitam o dia extra para passear. Mas há também quem aproveite para ficar em casa, e não há nada que convide mais a filme, sofá e manta que o fim de semana chuvoso que se avizinha. 

Neste fim de semana alargado, todos os canais em sinal aberto vão transmitir filmes, com exceção da RTP1. O primeiro canal vai apostar em algumas repetições de concertos do Festival Andamento para complementar a programação habitual.

Já a SIC destaca-se por ser o único canal generalista a passar filmes nos três dias, incluindo algumas estreias.

Esta sexta-feira (dia 1), a tarde vai ser recheada de filmes fantásticos ainda em jeito de celebração do Halloween.

Lê também: HALLOWEEN: CINCO FILMES DE TERROR PRÓXIMOS DA COMÉDIA

Às 14h10, a SIC vai transmitir o filme Nanny Mcphee e o Toque de Magia, a segunda vez que Emma Thompson interpretou esta ama peculiar.

E por falar em pessoas peculiares, é depois deste filme que vais poder ver a primeira estreia deste fim de semana alargado: A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares.

O filme de 2016 realizado por Tim Burton segue uma criança enquanto a mesma desvenda pistas deixada pelo avô. Estas pistas levam-no a um orfanato numa ilha onde todas as crianças têm poderes especiais. Tu também podes visitar esta casa a partir das 16h40.

No sábado, os filmes exibidos pela SIC mudam de tom. Depois do Alta Definição e do E Especial, Patch Adams chega ao pequeno ecrã.

Nesta comédia dramática, Robin Williams dá vida ao protagonista que empresta o nome ao próprio filme. Patch Adams é um estudante de medicina que descobriu o amor pela área depois de se ter internado após uma tentativa de suicídio. Destaca-se dos demais pelos métodos pouco convencionais com que tenta complementar a medicina tradicional para ajudar os pacientes. O filme é transmitido às 15h45.

Lê também: ALFRED HITCHCOCK: 120 ANOS DO MESTRE DO SUSPENSE

Segue-lhe A Grande Muralha. Passa-se na China do século XI e acompanha dois mercenários enquanto lutam não só contra guerreiros chineses como também contra uma criatura misteriosa. A Grande Muralha da China é aqui a grande protagonista e serve como prisão dos dois mercenários que se veem à mercê dos chineses, mas também como proteção de todos estes face a uma horda de monstros que se aproxima.

Matt Damon, Pedro Pascal e Willem Dafoe são alguns dos nomes de peso que fazem parte deste filme que tem transmissão marcada para as 18h15 de sábado.

Quem ficar acordado a ver televisão na madrugada de sábado para domingo tem ainda a possibilidade de ver O Excêntrico Mortdecai, uma adaptação do livro homónimo protagonizado por Johnny Depp, às duas da manhã.

Domingo à tarde, a SIC estreia mais um filme: Kingsman, o Círculo Dourado. Nesta segunda aparição da equipa inglesa vemos a mesma mais reduzida e em busca de ajuda dos homólogos dos Estados Unidos, os Statesman. Juntos vão ter como adversária Poppy, interpretada por Julianne Moore, que aqui é uma traficante de droga.

RTP2 e TVI refletem sobre a amizade

A RTP2 vai transmitir dois filmes, um na noite de sexta-feira e outro na noite de sábado.

Começa pela exibição de Amores Imaginários, um filme de Xavier Dolan às 22h57 desta sexta-feira. O filme acompanha dois amigos, Marie e Nicolas que veem a amizade posta em causa quando se apaixonam pelo mesmo rapaz.

Segundo a sinopse disponibilizada pela RTP2, este é um filme “que acompanha todas as etapas de uma típica história de amor”.

Também no sábado a essência da amizade vai ser posta à prova, desta feita com Um Funeral à Chuva, uma longa-metragem do cineasta português Telmo Martins.

O filme que vai para o ar às 23h55 acompanha um grupo de amigos da faculdade que se voltam a encontrar 10 anos depois do final do curso no funeral de um deles para cumprirem o seu último desejo. Ver de que forma as amizades são afetadas pelo tempo, e de que forma é que as memórias coadunam com vidas tão diferentes daquelas sonhadas aos 20 anos, é a viagem de autodescoberta proposta por Um Funeral À Chuva.

Lê também: ERC NÃO SE OPÕE À COMPRA DA MEDIA CAPITAL PELA COFINA

É também na noite de sábado que a TVI emite o único filme deste fim de semana alargado. A estação de Queluz aposta em Amizade Desfeita, um filme que se destaca por se passar de forma integral no ecrã de um computador.

A história baseia-se numa conversa de Skype entre seis amigos, um ano após um outro membro do grupo se ter suicidado na sequência da divulgação de um vídeo íntimo na Internet. No entanto apercebem-se de que há uma sétima pessoa na conversa que parece saber que foi o responsável pela divulgação do vídeo e que está disposto a fazer alguns jogos perigosos com os seis protagonistas. Amizade Desfeita vai para o ar às 23h30.