Walter Robinson, vencedor do Pulitzer pelo caso Spotlight, em 2003, estará em Lisboa a 8 de novembro para um debate. Quem o recebe é a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

O consagrado jornalista de investigação estará presente na Faculdade para um debate intitulado “Democracy’s Survival is in Peril. Can a Free Press and Investigative Reporting save it?”. Irá ainda falar sobre a sua carreira profissional, incluindo a investigação que o tornou mundialmente famoso.

“Walter Robinson é uma das referências maiores do jornalismo contemporâneo, tendo-se destacado por cumprir uma das missões nobres do jornalismo: denunciar situações de abuso de poder.  O seu percurso profissional será certamente inspirador para os estudantes de jornalismo da Faculdade de Ciências Humanas e também para todos aqueles que acreditam na importância do jornalismo de investigação” destaca o Prof. Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade.

O caso Spotlight denunciou centenas de crimes de abuso sexual cometidos por padres católicos, em Boston, nos Estados Unidos da América. Hoje, Walter Robinson tem o título de Editor-at-Large do Boston Globe e continua a trabalhar no jornal.

Em 2015, o jornalista foi retratado no grande ecrã por Michael Keaton no filme O Caso Spotlight, que venceu dois Óscares. 

A palestra com Walter Robinson acontece na sexta-feira, 8 de novembro, às 18h30, no Auditório 3 da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Lê também: ALFRED HITCHCOCK: 120 ANOS DO MESTRE DO SUSPENSE