O artigo contém spoilers relativos ao episódio 4×04.

O desfecho do episódio de Halloween de Riverdale, que ficou disponível esta quinta-feira (31) na Netflix Portugal, chocou os fãs. No final do capítulo Jughead (Cole Sprouse) surge morto em cenas que, aparentemente, se passam no futuro. Lili Reinhart, a Betty, deu uma entrevista em que pode ter dado pistas sobre o acontecimento.

O falecimento da personagem tem sido antecipado desde o final da terceira temporada, que mostrou Archie (KJ Apa), Betty e Veronica (Camila Mendes) a queimar o seu gorro e a jurarem nunca falar dos eventos desconhecidos daquela noite, algures no futuro.

Mas o cenário que surgiu no episódio desta quinta-feira pareceu ainda mais sinistro. Betty e FP Jones (Skeet Ulrich), o pai de Jughead, surgem no consultório do médico legista de Riverdale, prontos a identificar o corpo do melhor amigo de Archie, que aparece como morto nos últimos frames deste quarto episódio da quarta temporada. Ambas as personagens parecem abaladas.

Mas será que a morte é real?

Numa entrevista à Green Matters, Lili Reinhart comentou várias das mortes que aconteceram no enredo da série e pareceu pouco crente em mortes definitivas na série.

Ninguém está nunca realmente morto em Riverdale, afirmou a atriz, antes de comentar a morte do vilão Edgar Evernever (Chad Michael Murray). “É assim, ele morreu no último episódio desta temporada, então é uma perda muito recente, mas eu acho que podemos dizer… nunca ninguém está mesmo morto em Riverdale“, naquela que também pode ser interpretada como uma referência relativa à hipotética morte de Jughead.

Mesmo se estiveres enterrado podes voltar. Então, há sempre uma hipótese de que ele volte“, referiu em relação ao líder do sinistro culto chamado A Quinta. Pode isto ser também uma pista relativa à “morte” de Jughead?

No final do último episódio, o antigo rei dos Serpentes e Betty estavam a ter uma conversa romântica e feliz – escutada por Charlie, o meio-irmão dos dois e agente do FBI – depois de Jughead ter escapado de um rapto feito pelos novos colegas de Stonewall Prep, que o prenderam dentro de um caixão como “ritual de integração”. Até que a cena passa para aquilo que parece uma cena em que surge o seu corpo morto.

No diálogo antes deste momento sinistro, Jughead diz a Betty: “Eu sei que se eu alguma vez desaparecer, tu vais ser quem me vai encontrar“, ao que a namorada responde “Eu vou, Jug, prometo”.

Será que desta vez a jovem heroína vai a tempo de o conseguir salvar?