O filme de 2013, dirigido por Baz Luhrmann, chega dia 1 de novembro à plataforma de streaming. O Grande Gatsby conta com Leonardo DiCaprio no papel principal.

Estreado nos cinemas portugueses em maio de 2013, o Gatsby de DiCaprio é, na verdade, a quinta adaptação cinematográfica da obra homónima de F. Scott Fitzgerald, um dos mais icónicos romances da literatura norte-americana do século XX.

O Grande Gatsby segue os tempos de vida de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) um milionário que se apaixona por uma mulher casada, Daisy Buchanan (Carey Mulligan) durante os loucos anos 20, na véspera da Grande Depressão em que a América viria a entrar apenas anos mais tarde.

A história de Fitzgerald é considerada uma das melhores representações da época, sendo o retrato trágico da queda de uma sociedade de excessos, prazeres extravagantes e extremamente materialista.

Dirigido por Baz Luhrmann – que já tinha anteriormente trabalho com DiCaprio em Romeo + Juliet – o filme dividiu os críticos, mas conseguiu duas vitórias nos Óscares: Melhor Guarda-Roupa e Melhor Design de Produção, as únicas para as quais esteve nomeado.

Como dar música aos anos 20?

Luhrmann é conhecido por ser irreverente e a sua versão de The Great Gatsby não poderia fugir muito ao seu estilo. Se em termos narrativos e visuais a história permanece fiel, em termos musicais, a banda é outra. Temas como Young and Beautiful de Lana Del Rey e A Little Party Never Killed Nobody de Fergie foram algumas das músicas que fizeram parte da banda sonora da longa metragem que, segundo alguns, em nada encaixou com a época representada. Propositadamente ou não, os temas da banda sonora do filme de Luhrmann foram grandes sucessos.

Leonardo DiCaprio já tinha demonstrado, previamente, o desejo de interpretar Jay Gatsby, pois agradava-lhe a ideia de ser “alguém que veio do nada e que se criou a si mesmo, dependendo só da sua imaginação. Gatsby é uma daquelas personagens icónicas, pois pode ser interpretado de várias formas: um eterno romântico, ou tipo completamente obcecado ou um gangster perigoso e ganancioso“, explicou o ator à revista Time, em 2011.

O Grande Gatsby chega à Netflix já no próximo dia 1 de novembro.

LÊ TAMBÉM: VAIS PODER REVER OS MAIORES CLÁSSICOS DE HITCHCOCK NA TELEVISÃO PORTUGUESA