alfred-hitchcock

Vais poder rever os maiores clássicos de Hitchcock na televisão portuguesa

A cena do duche em Psico, o ataque na bomba de gasolina em Os Pássaros ou a observação da vida dos vizinhos em Janela Indiscreta estão na galeria das mais memoráveis e tensas cenas da história do cinema e todas saíram da mente brilhante de Alfred Hitchcock.

No ano em que se assinala o 120.º aniversário do seu nascimento, os canais TVCine celebram a carreira deste realizador que revolucionou o cinema. Uma oportunidade para os assinantes destes canais premium verem ou reverem alguns dos seus filmes mais emblemáticos e que se tornaram objeto de culto.

Lê também: Cinco séries para veres no Halloween

As sessões deste ciclo Hitchcock estão marcadas para todas as quintas-feiras por volta das 22 horas no TV Cine 2, e tiveram início no passado dia 24, com o filme Mentira!. Até 5 de dezembro, vão ser exibidos os seguintes filmes:

A Corda (1948) | 31 de outubro

Com o intuito de experimentarem novas sensações, dois estudantes universitários (Farley Granger e John Dall) estrangulam o colega de quarto. Em seguida organizam um cocktail no local do crime, convidando o pai, a noiva da vítima e um professor de filosofia (James Stewart), cujo discurso sobre as teorias de Nietzsche tinha influenciado o seu ato, deixando-lhe ainda algumas pistas. Este é primeiro filme a cores de Hitchcock, que foi buscar à vida real a inspiração, tanto para o argumento como para os dois protagonistas.

A Janela Indiscreta (1954) | 7 de novembro

James Stewart desempenha o papel de um repórter fotográfico, L.B. “Jeff” Jeffries, obrigado a ficar confinado ao seu apartamento em Nova Iorque, numa cadeira de rodas, porque partiu uma perna. Para se distrair, começa a observar, pela janela das traseiras, a vida dos vizinhos. Rapidamente, começa a suspeitar que um deles possa ter assassinado a mulher. A sua namorada (Grace Kelly) e a sua enfermeira (Thelma Ritter) acompanham-no nesta aventura de investigação voyeurista – assim como o espectador.

O Homem Que Sabia Demais (1956) | 14 de novembro

Um pacato casal americano vê-se envolvido numa intriga política durante as suas férias em Marraquexe. Este é um dos trabalhos mais brilhantes do realizador, que culmina na espantosa sequência do atentado no Albert Hall, com a orquestra dirigida pelo compositor favorito de Hitchcock, Bernard Herrmann. Doris Day canta “Que Será, Será“, música vencedora do Óscar desse ano.

Vertigo capa

A Mulher Que Viveu Duas Vezes (1958) | 21 de novembro

James Stewart é John Ferguson, um ex-polícia que sofre de vertigens. Contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak), Ferguson acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela. Mais uma das obras-primas de Hitchcock, e a única onde foi tão desesperadamente romântico. É quase uma celebração perversamente necrófila, que avança até à eclosão da tragédia. E quem poderia imaginar que o afável James Stewart se tornasse uma presença tão perturbadora? Com o título original de Vertigo, foi recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela Sight and Sound.

Psico (1960) | 28 de novembro

Uma das obras mais conhecidas de Alfred Hitchcock e um dos seus maiores sucessos comerciais. Foi rodado em poucas semanas, com orçamento reduzido e com uma equipa de televisão. Cansada de uma longa viagem, a bela Marion Crane (Janet Leigh) instala-se num motel gerido por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem incapaz de se libertar do jugo materno. Para relaxar, Marion decide tomar um banho e o que se segue é uma das cenas mais famosas da história do cinema, e que deixou milhões de pessoas aterradas perante a hipótese de tomar um simples duche.

Os Pássaros (1963) | 5 de dezembro

Adaptado de um conto de Daphne du Maurier, Os Pássaros conta a história de uma caprichosa jovem que vai para uma pequena cidade costeira, Bodega Bay, em busca de um conhecimento de ocasião, e se vê no centro de uma estranha “revolta” de aves que começam a atacar as pessoas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Netflix
‘The Crown’. Novo elenco inicia as gravações da quinta temporada ainda este ano