alfred-hitchcock

Vais poder rever os maiores clássicos de Hitchcock na televisão portuguesa

A cena do duche em Psico, o ataque na bomba de gasolina em Os Pássaros ou a observação da vida dos vizinhos em Janela Indiscreta estão na galeria das mais memoráveis e tensas cenas da história do cinema e todas saíram da mente brilhante de Alfred Hitchcock.

No ano em que se assinala o 120.º aniversário do seu nascimento, os canais TVCine celebram a carreira deste realizador que revolucionou o cinema. Uma oportunidade para os assinantes destes canais premium verem ou reverem alguns dos seus filmes mais emblemáticos e que se tornaram objeto de culto.

Lê também: Cinco séries para veres no Halloween

As sessões deste ciclo Hitchcock estão marcadas para todas as quintas-feiras por volta das 22 horas no TV Cine 2, e tiveram início no passado dia 24, com o filme Mentira!. Até 5 de dezembro, vão ser exibidos os seguintes filmes:

A Corda (1948) | 31 de outubro

Com o intuito de experimentarem novas sensações, dois estudantes universitários (Farley Granger e John Dall) estrangulam o colega de quarto. Em seguida organizam um cocktail no local do crime, convidando o pai, a noiva da vítima e um professor de filosofia (James Stewart), cujo discurso sobre as teorias de Nietzsche tinha influenciado o seu ato, deixando-lhe ainda algumas pistas. Este é primeiro filme a cores de Hitchcock, que foi buscar à vida real a inspiração, tanto para o argumento como para os dois protagonistas.

A Janela Indiscreta (1954) | 7 de novembro

James Stewart desempenha o papel de um repórter fotográfico, L.B. “Jeff” Jeffries, obrigado a ficar confinado ao seu apartamento em Nova Iorque, numa cadeira de rodas, porque partiu uma perna. Para se distrair, começa a observar, pela janela das traseiras, a vida dos vizinhos. Rapidamente, começa a suspeitar que um deles possa ter assassinado a mulher. A sua namorada (Grace Kelly) e a sua enfermeira (Thelma Ritter) acompanham-no nesta aventura de investigação voyeurista – assim como o espectador.

O Homem Que Sabia Demais (1956) | 14 de novembro

Um pacato casal americano vê-se envolvido numa intriga política durante as suas férias em Marraquexe. Este é um dos trabalhos mais brilhantes do realizador, que culmina na espantosa sequência do atentado no Albert Hall, com a orquestra dirigida pelo compositor favorito de Hitchcock, Bernard Herrmann. Doris Day canta “Que Será, Será“, música vencedora do Óscar desse ano.

Vertigo capa

A Mulher Que Viveu Duas Vezes (1958) | 21 de novembro

James Stewart é John Ferguson, um ex-polícia que sofre de vertigens. Contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak), Ferguson acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela. Mais uma das obras-primas de Hitchcock, e a única onde foi tão desesperadamente romântico. É quase uma celebração perversamente necrófila, que avança até à eclosão da tragédia. E quem poderia imaginar que o afável James Stewart se tornasse uma presença tão perturbadora? Com o título original de Vertigo, foi recentemente eleito o melhor filme de todos os tempos pela Sight and Sound.

Psico (1960) | 28 de novembro

Uma das obras mais conhecidas de Alfred Hitchcock e um dos seus maiores sucessos comerciais. Foi rodado em poucas semanas, com orçamento reduzido e com uma equipa de televisão. Cansada de uma longa viagem, a bela Marion Crane (Janet Leigh) instala-se num motel gerido por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem incapaz de se libertar do jugo materno. Para relaxar, Marion decide tomar um banho e o que se segue é uma das cenas mais famosas da história do cinema, e que deixou milhões de pessoas aterradas perante a hipótese de tomar um simples duche.

Os Pássaros (1963) | 5 de dezembro

Adaptado de um conto de Daphne du Maurier, Os Pássaros conta a história de uma caprichosa jovem que vai para uma pequena cidade costeira, Bodega Bay, em busca de um conhecimento de ocasião, e se vê no centro de uma estranha “revolta” de aves que começam a atacar as pessoas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Friends
‘Friends’: atores já terminaram as gravações do episódio especial