A época mais assustadora do ano está de volta. Se és fã de terror, com certeza já estás a pensar no que vais ver na noite de Halloween. Pega na manta e no balde das pipocas, porque o Espalha-Factos facilita-te a escolha com cinco séries perfeitas para a ocasião.

A ordem das séries é aleatória.

The Haunting of Hill House (2018- )

Fotografia: Netflix/Divulgação

Acompanhamos a história da família Crain, constituída por cinco irmãos e os seus pais que se mudaram para uma casa amaldiçoada. A série passa-se no futuro e mostra como a vida de cada um deles foi afetada por terem vivido naquela casa.

São vários os saltos temporais em cada episódio que nos permitem conhecer o passado das personagens e criar empatia com elas. Os momentos de terror são bastante tensos e construídos com enorme cuidado.

Se alguma vez tiveste curiosidade de como seria crescer numa casa assombrada, esta é a produção ideal.

A segunda temporada já está confirmada para 2020 e já se sabe que não vai seguir a mesma história da primeira. Poderá, no entanto, haver ligações entre temporadas.

American Horror Story (2011- )

Fotografia: Netflix/Divulgação

American Horror Story funciona como uma série antológica, isto é, cada temporada conta uma história. Em todas elas podem esperar elementos obscuros e bizarros. De todas as séries desta lista esta é, no mínimo, a mais “estranha” no bom sentido.

Se te consideras forte o suficiente, tens de ver esta produção, sobretudo agora que é a altura ideal para o conteúdo mais sombrio.

Está a decorrer neste momento a temporada nove (AHS: 1984).

Stranger Things (2016- )

Fotografia: Netflix/Divulgação

Stranger Things tem uma vibe ficção científica e suspense, mas a série tem-se tornado cada vez mais sombria, daí a integração nesta lista.

Seguimos Eleven (Millie Bobby Brown), uma rapariga com poderes psíquicos e o seu bando de amigos numa cidade dos anos 80. É uma série nostálgica para os mais velhos, mas atrai os mais diferentes públicos.

A quarta temporada já está confirmada para 2020.

Chilling Adventures of Sabrina (2018- )

Fotografia: Netflix/Divulgação

Apesar de ter o tom muito juvenil, esta série é bastante dark e diabólica. As bruxas nem sempre têm a típica verruga, cabelos descabelados e vassoura na mão, como frequentemente são mostradas. A protagonista desta série e a sua família são a prova disso.

Acompanhamos a vida de Sabrina (Kiernan Shipka), uma jovem bruxa que tem vários dilemas à medida que vai crescendo: está dividida entre o mundo humano e o mundo das bruxas.

O ambiente de todos os episódios desta série é o ideal para a noite de Halloween.

Marianne (2019- )

Fotografia: Netflix/Divulgação

Estreou este ano, numa sexta-feira 13, e já deu muito que falar entre os fãs de terror. Marianne é uma série francesa que segue a história de uma famosa escritora de histórias de terror que regressa à sua terra natal e descobre que o espírito maligno que vê nos seus sonhos é real.

A primeira temporada termina deixando a possibilidade para uma segunda temporada. A Netflix ainda não se pronunciou quanto à renovação da obra.

Lê também HALLOWEEN: SABE QUAIS AS FESTAS QUE VÃO ATERRORIZAR AS NOITES DE LISBOA E PORTO