Mental Samurai é a mais recente aposta da TVI. Apresentado por Pedro Teixeira, é já no próximo sábado, dia 26 de outubro, que estreia o concurso que irá pôr à prova a inteligência humana.

É um programa ideal para todas as pessoas, de todas as áreas profissionais e vem provar que nem sempre o conhecimento é a única arma para responder de forma correta. Um verdadeiro percurso de obstáculos mental que promete revolucionar a forma como os concursos televisivos estão a ser vividos, Mental Samurai vai testar todos os aspetos da inteligência humana e agilidade mental.

Cada concorrente terá de responder a 16 perguntas no espaço de oito minutos, com cerca de 30 segundos para responder a cada uma. Existem quatro torres, a do conhecimento, do puzzle, da sequência e da memória, cada uma com quatro questões.

Os concorrentes respondem às perguntas sentados numa cápsula, colocada no braço de um robô, chamado Eva, que os faz rodar 360 graus. Aí torna-se complicado. De torre para torre, o robô irá agitá-los e desconcentrá-los.

Com perguntas acessíveis a todos, cada concorrente começa sem qualquer valor e só ao fim da 12.ª pergunta correta é que ganha 1250€. Na 16.ª, ganha 2500€ e será aí que vão entrar no círculo Samurai. Terão de responder a quatro perguntas, uma de cada torre, em 90 segundos, juntamente com o tempo que sobrar dos oito minutos iniciais. Se acertarem em todas, ganham os 50 mil euros.

Para participar, basta ter mais de 18 anos e provar que consegue raciocinar em movimento.

À semelhança de First Dates, o novo concurso de sábado à noite foi gravado em Espanha, Madrid.  O primeiro programa apresentado a solo por Pedro Teixeira, estreia já dia 26 de outubro.

Lê também: RTP2 ESTREIA SÉRIE ESCOCESA ‘A VÍTIMA’