Crítica: ‘Um Dia de Chuva em Nova Iorque’ é o regresso seguro de Woody Allen

O novo filme de Woody Allen, Um Dia de Chuva em Nova Iorque, conta com Timothée Chalamet, Elle Fanning e Selena Gomez nos papéis principais e marca o regresso da acolhedora atmosfera das obras do realizador.

Woody Allen já está sagrado como um dos maiores realizadores praticamente desde o começo da sua carreira, mas numa mistura de polémicas com filmes medianos e pouco cativantes, o bom nome de Allen foi praticamente reduzido a cinzas. Se Roda Gigante (Wonder Wheel), em 2017, foi um dos seus piores filmes segundo os críticos, Um Dia de Chuva em Nova Iorque (ou A Rainy Day in New York, no título original) é um regresso às origens que dá gosto ver.

Mergulhado na hipócrita aristocracia do Upper East Side e na intelectualidade de um jovem que não sabe o que quer da vida, Gatsby Wells (Timothée Chalamet) –  claramente inspirado na personagem do clássico da literatura de Francis Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, ainda que de uma forma mais liberal e moderna – o novo filme de Woody Allen passeia-se entre as ruas da Big Apple, entre as inseguranças dos jovens adultos e os sonhos que confluem numa cidade que nunca dorme.

Se o seu filme anterior tinha sido protagonizado por Justin Timberlake e Kate Winslet, Um Dia de Chuva tem um elenco cujo principal objetivo é atrair as massas, ao ser protagonizado por jovens que dominam as redes sociais e que estão, de alguma forma, sempre nas bocas do mundo. Timothée Chalamet, que caiu sob a luz dos holofotes após a corajosa atuação em Chama-me Pelo Teu Nome (Call Me By Your Name), regressa ao grande ecrã com uma personagem homónima de um dos grandes clássicos norte-americanos, enquanto que Selena Gomez regressa à representação provavelmente só para mostrar que ainda tenta ter jeito.

Selena Gomez é Shannon, uma jovem que desperta a atenção do protagonista.

Já Elle Fanning, que poderá ser vista em breve nos cinemas também com Maléfica: Mestre do Mal (Maleficent: Mistress of Evil), apresenta uma representação interessante e caricata, que não tenta ser mais do que isso.

LÊ TAMBÉM: REVIEW. WATCHMEN É 2019 EM ESTERÓIDES

Entregar os papéis principais a atores jovens pode ser um desafio, mas não há razões para alarme em Um Dia de Chuva em Nova Iorque. Apesar de nenhuma das atuações do filme ser particularmente inesquecível, o elenco conta ainda com alguns veteranos, como Jude Law e Liev Schreiber, que dão pele a personagens que seduzem Ashleigh – personagem de Fanning – para o mundo fantástico das estrelas de cinema.

Um Dia de Chuva em Nova Iorque é o típico filme de Woody Allen. A comédia está, como sempre, presente, e as personagens ganham vida nas deambulações nova-iorquinas, onde o amor parece esperar em cada esquina. Apesar de não ser um marco na carreira e até revelar alguma falta de originalidade do realizador, é um regresso às origens de Allen, que já muitas alegrias deu ao cinema norte-americano. Indiferente a escândalos, o realizador entrega um filme sólido, divertido e irreverente.

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 24 de outubro.

Título original: A Rainy Day in New York
Realização: Woody Allen
Argumento: Woody Allen
Elenco: Timothée Chalamet, Selena Gomez, Elle Fanning, Jude Law, Liev Schreiber
Género: Comédia, Romance
Duração: 92 minutos

Reader Rating5 Votes
7.5
7.8

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção EFVisão
EFVisão. Podcast do Festival da Canção chega à Apple Podcasts