O novo filme de Woody Allen, Um Dia de Chuva em Nova Iorque, conta com Timothée Chalamet, Elle Fanning e Selena Gomez nos papéis principais e marca o regresso da acolhedora atmosfera das obras do realizador.

Woody Allen já está sagrado como um dos maiores realizadores praticamente desde o começo da sua carreira, mas numa mistura de polémicas com filmes medianos e pouco cativantes, o bom nome de Allen foi praticamente reduzido a cinzas. Se Roda Gigante (Wonder Wheel), em 2017, foi um dos seus piores filmes segundo os críticos, Um Dia de Chuva em Nova Iorque (ou A Rainy Day in New York, no título original) é um regresso às origens que dá gosto ver.

Mergulhado na hipócrita aristocracia do Upper East Side e na intelectualidade de um jovem que não sabe o que quer da vida, Gatsby Wells (Timothée Chalamet) –  claramente inspirado na personagem do clássico da literatura de Francis Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, ainda que de uma forma mais liberal e moderna – o novo filme de Woody Allen passeia-se entre as ruas da Big Apple, entre as inseguranças dos jovens adultos e os sonhos que confluem numa cidade que nunca dorme.

Se o seu filme anterior tinha sido protagonizado por Justin Timberlake e Kate Winslet, Um Dia de Chuva tem um elenco cujo principal objetivo é atrair as massas, ao ser protagonizado por jovens que dominam as redes sociais e que estão, de alguma forma, sempre nas bocas do mundo. Timothée Chalamet, que caiu sob a luz dos holofotes após a corajosa atuação em Chama-me Pelo Teu Nome (Call Me By Your Name), regressa ao grande ecrã com uma personagem homónima de um dos grandes clássicos norte-americanos, enquanto que Selena Gomez regressa à representação provavelmente só para mostrar que ainda tenta ter jeito.

Selena Gomez é Shannon, uma jovem que desperta a atenção do protagonista.

Já Elle Fanning, que poderá ser vista em breve nos cinemas também com Maléfica: Mestre do Mal (Maleficent: Mistress of Evil), apresenta uma representação interessante e caricata, que não tenta ser mais do que isso.

LÊ TAMBÉM: REVIEW. WATCHMEN É 2019 EM ESTERÓIDES

Entregar os papéis principais a atores jovens pode ser um desafio, mas não há razões para alarme em Um Dia de Chuva em Nova Iorque. Apesar de nenhuma das atuações do filme ser particularmente inesquecível, o elenco conta ainda com alguns veteranos, como Jude Law e Liev Schreiber, que dão pele a personagens que seduzem Ashleigh – personagem de Fanning – para o mundo fantástico das estrelas de cinema.

Um Dia de Chuva em Nova Iorque é o típico filme de Woody Allen. A comédia está, como sempre, presente, e as personagens ganham vida nas deambulações nova-iorquinas, onde o amor parece esperar em cada esquina. Apesar de não ser um marco na carreira e até revelar alguma falta de originalidade do realizador, é um regresso às origens de Allen, que já muitas alegrias deu ao cinema norte-americano. Indiferente a escândalos, o realizador entrega um filme sólido, divertido e irreverente.

O filme chega às salas de cinema portuguesas a 24 de outubro.

Título original: A Rainy Day in New York
Realização: Woody Allen
Argumento: Woody Allen
Elenco: Timothée Chalamet, Selena Gomez, Elle Fanning, Jude Law, Liev Schreiber
Género: Comédia, Romance
Duração: 92 minutos

Crítica: 'Um Dia de Chuva em Nova Iorque' é o regresso seguro de Woody Allen
7.8Valor Total
Votação do Leitor 5 Votos
7.5