Joker (Joaquim Phoenix) e Joker (Jared Leto)
Imagens: Warner Bros./DC

Joker vs. Joker: Jared Leto tentou impedir ‘Joker’ de Todd Phillips de ser feito

O sucesso comercial e crítico de Joker, realizado por Todd Phillips, tem sido nada mais nada menos que impressionante. Mas parece que Jared Leto, o anterior Joker, não queria que esta versão do mais famoso vilão de Batman alguma vez visse a luz do dia.

Segundo fontes do The Hollywood Reporter, o ator/músico tentou impedir que este novo filme com Joaquim Phoenix fosse para a frente, pedindo aos seus agentes (que entretanto despediu) que falassem com a Warner Bros. para interromper o desenvolvimento do filme.

A produtora não cedeu, apesar de não ter grandes esperanças para o projeto devido à sua classificação etária e natureza mais violenta.

Joker (Joaquim Phoenix)
Imagem: Warner Bros. / DC

Para todos os efeitos, o risco compensou: Joker tem sido um sucesso quase unânime e a performance de Joaquim Phoenix, ao transformar-se de comediante falhado para rei do crime, é comparada ao desempenho evangelizado de Heath Ledger em The Dark Knight, ainda considerado um dos melhores vilões de sempre.

LÊ TAMBÉM: JOKER BATE RECORDES DE BILHETEIRA NO FIM DE SEMANA DE ESTREIA

De um palhaço para o outro

Joker (Jared Leto) em Suicide Squad
Imagem: Warner Bros. / DC

Jared Leto interpretou uma versão diferente de Joker em Suicide Squad (2016). A sua interpretação da personagem, um gangster mais bling do que o tradicional, foi alvo de muitas críticas, apesar do empenho do ator em integrar-se no espírito do vilão da DC com presentes macabros e outros eventos bizarros.

A performance também não foi do agrado da equipa criativa do filme de David Ayer: a presença e relevância de Joker no filme foi cortada drasticamente, algo que Leto admitiu abertamente.

Apesar de tudo, o Joker de Leto estava integrado no DC Extended Universe (DCEU), a tentativa da DC criar o seu próprio universo cinematográfico, à semelhança da concorrente Marvel.

Joker (Jared Leto) e Harley Quinn (Margot Robbie) em Suicide Squad (2016)
Ainda em ‘Suicide Squad’, Joker regressa para libertar Harley Quinn (Margot Robbie), claramente sugerindo aventuras futuras.

O futuro desta versão de Joker parecia estar seguro…

No entanto, o mais recente trailer de Birds of Prey, um filme sobre uma equipa de criminosas liderada por Harley Quinn, abre com a personagem a revelar que terminou com Joker, efetivamente justificando o seu desaparecimento na narrativa do filme.

Para além disso, Leto não está envolvido no quase-reboot de The Suicide Squad (2021) de James Gunn. Apesar de manter alguns dos atores e personagens do filme original, não é uma sequela direta.

Em último recurso, o Joker de Jared Leto tinha presença quase garantida num eventual filme de Batman com Ben Affleck, outro integrante do DCEU. Infelizmente, o Batman de Affleck também está prestes a ser substituído.

Robert Pattinson em Life (2015)
Imagem: See-Saw Films

À semelhança de Joker, o filme The Batman, de Matt Reeves, também se está a distanciar do DCEU. O filme conta com Robert Pattinson no papel principal e Jeffrey Wright no papel de Comissário Gordon, que vem substituir J.K. Simmons de Justice League.

Tendo em conta que o único outro projeto da DC que efetivamente integra o DCEU é Wonder Woman 1984, tudo indica que o tempo de Jared Leto enquanto Joker está terminado.

LÊ TAMBÉM: LUSO: FILME SOBRE PORTUGUÊS QUE LUTOU AO LADO DE GEORGE WASHINGTON TEM ORÇAMENTO DE 15 MILHÕES

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Victoria Guerra
‘Um Casamento Wilde’. Filme disponível na Netflix conta com Victoria Guerra