A autarquia de Leiria assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, com um programa cultural durante todo o mês de novembro. A homenagem à poetisa portuguesa que marcou a literatura do nosso país começa a 2 de novembro e vai até ao dia 30 do mesmo mês.

UMA PROGRAMAÇÃO CHEIA

Entre as atividades previstas estão sessões de cinema, partilha de textos, contos, sessões de poesia, conversas, exposição e uma ópera infantil.

No dia 2 de Novembro, o primeiro dia de homenagem, será apresentado um documentário biográfico sobre a poetisa, que será novamente exibido nos dias 6, 9, 16, 23 e 30 de novembro.

A  6 de novembro, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira assinala o dia em que nasceu Sophia com o “O aniversário de Sophia! Leve Sophia consigo!”. Esta iniciativa consistirá numa sessão de leitura com partilha de textos da autora e ainda a apresentação do conto musical “O rapaz de bronze – Histórias de vida em dó maior”.

Sophia de Mello Breyner Andresen fotografada por Eduardo Gageiro

Já no dia 9, está marcada uma sessão de poesia e de reflexão sobre textos da autora e de Jorge de Sena. A sessão dedica-se a explorar também a relação de amizade que os dois partilhavam, também através da sua escrita.

LÊ TAMBÉM: “GAME OF THRONES” E “BLADE RUNNER” COM ENTRADA GRÁTIS NO GRANDE AUDITÓRIO DA GULBENKIAN

O livro “Sophia”, de Isabel Nery, é apresentado na biblioteca municipal no dia 16 de Novembro e no dia seguinte, será apresentada uma ópera infantil denominada “A floresta”. A ópera de Eurico Carrapatoso, conta a história do conto infantil através deste género musical. Vai tomar o Teatro José Lúcio da Silva e contará com a interpretação da Orquestra Filarmónica das Beiras.

Para janeiro de 2020, também na biblioteca, está prevista uma exposição de fotografia, intitulada “Os lugares de Sophia”, de António Jorge Silva, Duarte Belo e Pedro Tropa.