O LEFFEST está de regresso e este ano traz consigo muitas novidades, entre elas a presença, no festival, do ator Willem Dafoe e um conjunto de filmes aclamados internacionalmente, com exibições inéditas.

O festival de cinema que vai na 13.ª edição regressa este ano com várias novidades, como já nos acostumou. A organização do festival anunciou, na segunda-feira (14), em conferência de imprensa que a edição deste ano decorrerá entre os dias 15 e 24 de Novembro, em Lisboa e Sintra.

A organização anunciou também em comunicado de imprensa que foram escolhidos 12 filmes na seleção oficial em competição e cerca de 15 títulos fora de competição, bem como antestreias.

A homenagem central deste ano é aos 25 anos do filme Viagem a Lisboa – Lisbon Story, de Wim Wenders. Este será exibido em 4K, numa nova cópia digital restaurada com a presença do realizador. Não é a primeira vez que Wenders se junta ao grupo de convidados do LEFFEST, onde apresentará também o seu filme O Estado das Coisas, de 1983.

“Muitos têm sido aclamados internacionalmente e alguns encontram-se na shortlist de representantes para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro uma grande oportunidade para ver alguns filmes que não terão distribuição em Portugal”, assinala a organização.

Presenças especiais

Willem Dafoe. (Fonte:Divulgação/LEFFEST)

Wim Wenders.(Fonte:Divulgação/LEFFEST)

Entre os convidados, destaca-se a presença do ator Willem Dafoe, mas também de outros nomes importantes como Abel Ferrara, Elia Suleiman, Bertrand Bonello, Rebecca Zlotowski, Oliver Laxe, Virginie Efira, Adolfo Luxúria Canibal, entre outros.

Maxime Nicolle, representante do conhecido Movimento dos Coletes Amarelos, está também entre o role dos convidados, para um dos vários espaços de debate e reflexão.

Os portugueses Mão Morta irão acompanhar musicalmente a exibição do filme “A Casa na Praça Trubnaia”, de Boris Barnet, numa sessão especial anunciada pelo festival.

De salas de teatro a palácios

À semelhança de anos anteriores, o festival tem como objetivo formar um ciclo de cinema espalhado por várias salas, teatros ou até palácios entre Lisboa e Sintra. Desde o Teatro Olga Cadaval, ao Teatro Tivoli ou ao Espaço Nimas, até ao Palácio Nacional de Queluz, vários são os locais onde se pode ver cinema com o LEFFEST.

O júri do festival é composto também por alguns nomes conhecidos tais como Maria João Pires (pianista), Yasmine Hamdan (cantora e compositora), Wagner Moura (ator e realizador) e Victoria Guerra (atriz), com mais nomes a anunciar.

Mais informações sobre o festival aqui.

Lê também: OS CONDENADOS DE SHAWSHANK ESTÁ NA NETFLIX. COMO É “O MELHOR FILME DE SEMPRE” PARA QUEM SÓ O VIU AGORA?