Os concursos musicais são já uma constante na televisão portuguesa. Da Operação Triunfo ao Ídolos, passando pelo X Factor e terminando no Rising Star, o formato que parece perdurar na caixinha mágica é mesmo o The Voice Portugal.

Desde 2011 que a RTP se compromete a encontrar a Voz de Portugal. Tudo começa nas imprevisíveis Provas Cegas, onde cada concorrente tenta conquistar um painel de quatro jurados apenas com a sua voz. Ao longo do programa, competem pela possibilidade de ganhar um contrato discográfico que lhes permita entrar no mundo da música. Mas será que todos o conseguiram fazer?

Às portas de mais uma temporada, fomos ao baú recordar os seis vencedores de um dos programas mais acarinhados pelo público. Neste artigo, o Espalha-Factos recorda as vitórias de Marvi, Tomás Adrião, Fernando Daniel, Deolinda Kizimba, Rui Drumond e Denis Filipe.

MARVI – UMA VITÓRIA POUCO CONSENSUAL

The Voice Portugal

Marvi venceu a edição de 2018 com a mentora Marisa Liz

Se opiniões contrárias e teorias da conspiração são habitualmente associadas a reality shows, engane-se quem pense que nos concursos de talentos isso é um mito. A última edição do The Voice Portugal ficou marcada como a mais instável para o vencedor.

Com apenas 17 anos, Maria Vitória da Costa Borges sagrou-se como uma das mais jovens concorrentes a vencer o concurso da estação pública. Natural de Timor Leste, de onde acompanhava o programa através do YouTube, Marvi conquistou todo o painel de jurados na Prova Cega.

Ao longo do programa foi, a cada prova, evoluindo ao lado da mentora Marisa Liz. Ainda assim, a jovem timorense suscitou várias discussões nas redes sociais. De um lado, várias pessoas, onde se incluíam vários apoiantes oriundos de Timor, desejavam a maior das sortes à concorrente. Por outro, eram também inúmeros os que colocavam em causa o seu talento, invocando supostas irregularidades nas votações associadas à presença do político timorense Xanana Gusmão na fase dos Tira-Teimas.

Após vencer o programa, Marvi regressou ao seu país de origem, sendo recebida efusivamente por cerca de 12 mil pessoas. Até à data não lançou nenhum single ou álbum.

TOMÁS ADRIÃO – A SURPRESA EM PORTUGUÊS

The Voice Portugal

Tomás Adrião venceu a edição de 2017 com a mentora Marisa Liz

O percurso de Tomás Adrião começou morno no The Voice Portugal. Ao contrário dos restantes vencedores, o jovem cantor apenas conquistou uma cadeira, a de Marisa Liz. Uma decisão que se revelou certeira, com a Equipa Marisa a vencer pela primeira vez em 2017.

Fã incondicional dos Beatles, Tomás deu-se a conhecer ao público com o tema Come Together. Ainda assim, foi na língua portuguesa que encontrou uma fórmula de sucesso que lhe garantiu uma vitória especial, ou não fosse o vencedor que por mais vezes cantou em português.

Das Batalhas até à grande Final, temas ímpares da música portuguesa foram desconstruídos à imagem do cantor. Ao longo do formato interpretou: Sempre que o Amor me Quiser (Lena D’Água), E Depois do Adeus (Paulo de Carvalho), Cavaleiro Andante (Rui Veloso), A Gaivota/ Povo que Lavas no Rio (ambas de Amália Rodrigues) e Circo de Feras (Xutos e Pontapés).

Um ano após vencer o programa, lançou o seu primeiro tema pela Universal Music Portugal. A Vontade faz parte daquele que será o seu álbum de estreia, cujas gravações já terminaram. Numa publicação na sua página de Instagram, adiantou também que o lançamento do disco “ainda vai demorar algum tempo”.

FERNANDO DANIEL – A VOZ DE PORTUGAL

The Voice Portugal

Fernando Daniel venceu a edição de 2016 com o mentor Mickael Carreira

Em 2016, o The Voice Portugal viria a ter uma exposição mediática nunca antes vista em qualquer concurso de talentos nacional. A Prova Cega de Fernando Daniel rapidamente correu o mundo, somando até hoje 76 milhões de visualizações.

Depois do quarto lugar no X Factor, como parte do duo Babel, Fernando Daniel concorreu ao The Voice Portugal. O mediatismo do cantor fez com que a edição fosse acompanhada por milhões de pessoas na página oficial do YouTube do programa. Três anos depois, o cantor de Estarreja é ainda a figura central da RTP para a promoção do formato em 2019.

LÊ TAMBÉM: ANDRÉ HENRIQUES, VOZ E GUITARRA DOS LINDA MARTINI, ESTREIA-SE A SOLO EM 2020

O sucesso enquanto artista a solo não se faria esperar mas antes o cantor concorreu ao Festival da Canção em 2017. O tema Poema a Dois, composto por Henrique Feist, ficou-se pelo 5º lugar no ano em que Salvador Sobral venceu o certame da RTP e, posteriormente, o Festival europeu.

Em julho de 2017 lança o seu primeiro single, intitulado Espera. O tema fez parte da telenovela da TVIA Herdeira” e alcançou a certificação de Disco de Ouro. Os temas que lhe seguiram conseguiram cimentar o nome de Fernando Daniel enquanto artista, afastando-se da associação, constante mas natural, com o concurso da RTP.

O disco de estreia foi lançado a 16 de março de 2018, estreando-se no 1º lugar da tabela portuguesa de álbuns. Grande parte dos temas que compõem este “Salto” fizeram do artista o mais ouvido das rádios nacionais no ano passado.

O seu mais recente trabalho conta com a participação do grupo brasileiro Melim. Apenas um dia após o seu lançamento, a música Se Eu já se encontra no primeiro lugar das tendências do YouTube, somando cerca de 400 mil visualizações, e no iTunes.

O single surge poucos dias depois de a MTV ter revelado os nomeados portugueses para a edição deste ano dos MTV European Music Awards. Fernando Daniel está nomeado para Best Portuguese Act juntamente com David Carreira, Plutonio, Profjam e Tay.

DEOLINDA KINZIMBA – A “DIVA” ANGOLANA

The Voice Portugal

Deolinda Kinzimba venceu a edição de 2015 com o mentor Mickael Carreira

“Diva”, “Diva”, “Diva”. Foram várias as vezes em que o mentor Mickael Carreira fez questão de reiterar que Deolinda Kinzimba era uma “diva”. Na verdade, a cantora será mesmo a percursora do adjetivo no programa, visto que após a sua participação este não mais parou de ser usado.

Com apenas 19 anos mudou-se sozinha para Portugal para estudar em Guimarães no Ensino Secundário. Em 2015 entra em Direito na Universidade Portucalense no Porto e nesse mesmo ano decide participar no The Voice Portugal, ganhando o programa.

Numa Prova Cega em que não faltou emoção, visto que a sua mãe foi convidada pela RTP a fazer uma surpresa à filha que não a via há 2 anos, Deolinda Kinzimba virou as quatro cadeiras. Ao longo do concurso mostrou o seu alcance vocal através de grandes êxitos internacionais: desde Whitney a Beyonce, de Mariah a Aguilera.

O ano de 2016 confirmou-se como o mais promissor para Deolinda Kinzimba. Apresentou o seu primeiro single no palco onde tudo começou, no palco das Provas Cegas. O tema Primeira Vez, produzido por Diogo Piçarra, é até hoje o maior sucesso da cantora.

Em 2017 aceitou o convite de Rita Redshoes para participar no Festival da Canção com o tema O que eu vi nos meus sonhos. A canção chegou à Grande Final mas acabou por ficar em último lugar por entre os finalistas.

Fora do campo musical, Deolinda Kinzimba fez parte de alguns projetos no cinema e televisão. Em 2016 deu vida a uma reclusa na série Dentro, transmitida pela RTP. No papel de Raquel contracenou com nomes como Miguel Nunes e Teresa Tavares. No mesmo ano recebeu o convite para dar voz a Meena no filme de animação Cantar (Sing). O filme contou ainda com os quatro mentores do programa, assim como Catarina Furtado e Vasco Palmeirim.

RUI DRUMOND – UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE

The Voice Portugal

Rui Drumond venceu a edição de 2014 com o mentor Anselmo Ralph

Para os espectadores mais atentos, a entrada de Rui Drumond no palco do The Voice pode ter despoletado alguma estranheza. Na verdade, por entre todos os vencedores, Drumond foi o único que não chegou ao programa como um desconhecido do público.

O cantor já havia participado na primeira edição da Operação Triunfo e representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 2005, juntamente com Luciana Abreu. No entanto, em nenhuma das competições conseguiu alcançar o pódio, sendo o The Voice Portugal, em 2014, o ponto de viragem para uma carreira que parecia não dar certo.

Depois de três anos sem realizar o programa, a RTP decide voltar a apostar no formato, que pela primeira vez adota o nome “The Voice”, em inglês. Com uma Prova Cega onde conquistou os quatro mentores, escolhe Anselmo Ralph para o acompanhar até à vitória.

Ainda no mesmo ano, lança o seu álbum de estreia, Parte de Mim, em que se inclui o tema Espelho, escrito por Catarina Furtado. O disco contou ainda com músicas que cantou no programa, como Freedom de George Michel, mas também com duas covers de temas que não cantou no concurso, como Wake Me Up de Avicii.

Após a participação no The Voice Portugal, manteve uma presença assídua na televisão portuguesa. Fez parte dos programas Dança Comigo e Nasci para Cantar, da RTP e TVI respetivamente, como cantor residente. Ainda na Televisão Independente teve uma participação especial na telenovela Ilha dos Amores.

A edição de 2017 do Festival da Canção contou com três ex-vencedores do The Voice Portugal. Para além de Fernando Daniel e Deolinda Kinzimba, Rui Drumond deu voz ao tema O Teu Melhor, composto por Héber Marques. A canção não passou à Final.

DENIS FILIPS – O PRIMEIRO

The Voice Portugal

Denis Filipe venceu a primeira edição com o mentor Rui Reininho

Estávamos em 2011 e a RTP decidia trazer para Portugal a adaptação de um sucesso holandês sob o nome A Voz de Portugal. O formato, que viria a tornar-se num sucesso de audiências mais tarde, começou com um painel de jurados composto por Rui Reininho, Os Anjos, Mia Rose e Paulo Gonzo.

Ao longo do programa, Denis Filipe apresentou vários temas do universo rock como Cryin dos Aerosmith, Here I go Again dos Whitesnake ou Neutron Star Collision dos Muse.

Juntamente com o vocalista dos GNR, o cantor tornou-se no primeiro vencedor português do The Voice com 51% dos votos. Dois anos depois lançou o álbum Twist & Bend, onde se encontram temas como It’s Killing Me ou Go Baby Go. Atualmente faz parte da banda Darksons.

A edição deste ano do The Voice Portugal conta com dois novos jurados: Diogo Piçarra e António Zambujo. Arranca este domingo (13), após o Telejornal, na RTP1.

‘The Voice’: RTP revela quem são os novos mentores