Helena Bonham Carter
Helena Bonham Carter será Princesa Margaret em The Crown.

‘The Crown’: Helena Bonham Carter contrata medium para contactar Princesa Margaret

A atriz Helena Bonham Carter vai interpretar a Princesa Margaret na terceira e quarta temporadas de The Crown. Para se preparar para o papel, além de ler todas as biografias sobre a Princesa, contratou um astrólogo, um grafologista e uma medium.

Nas duas primeiras temporadas, o papel pertencia a Vanessa Kirby. Ao The Guardian, descreveu o papel de Margaret como “o melhor presente que já recebi” e a sua estadia em The Crown como “a melhor época da minha vida“. A atriz confessou que tinha, na parede do seu quarto, uma fotografia de Margaret, que observava frequentemente e refletia acerca de “o que é que Margaret faria nesta situação?” Vanessa Kirby deu à personagem uma vulnerabilidade caraterística da juventude e, graças ao seu desempenho, conquistou o prémio de Melhor Atriz Coadjuvante, naquele que foi o primeiro BAFTA da Netflix. Quanto a abandonar a série e passar o testemunho, conta que “dizer adeus foi horrível“.

Vanessa Kirby
Vanessa Kirby venceu o BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Princesa Margaret.

Agora chegou a vez de Helena Bonham Carter assumir o papel. Assumir a continuação daquilo que foi iniciado por Kirby é “definitivamente intimidante“, revelou durante o Festival. A atriz enveredou por uma pesquisa minuciosa acerca da Princesa, tendo optado por contratar, entre outras entidades, uma medium, que, alegadamente, lhe permitiu contactar a princesa falecida. Foi o jornal The Guardian que noticiou esta revelação feita durante o Festival Literário de Cheltenham.

Ao interpretarmos alguém real, que existiu efetivamente, precisamos do seu aval, porque se trata de uma responsabilidade“, disse, justificando esta escolha de pesquisa. O bate-boca entre as duas foi, aparentemente, produtivo. A atriz revela que, quando perguntou diretamente se a escolha a agradava, a Princesa respondeu “És melhor do que as outras atrizes que estavam a considerar“. “Ela disse que estava satisfeita por ser eu“, conta o The Guardian.

Depois deste esclarecimento, Bonham Carter apercebeu-se de que se tratava mesmo de Margaret: “É sem dúvida algo que a Margaret diria. Ela era pró na arte de elogiar e criticar ao mesmo tempo“. Ainda assim, a Princesa não se ficou por aí: “Vais ter de te retocar, de ser mais arranjada e organizada“, exigiu.

Princesa Margaret e Helena Bonham Carter
Helena Bonham Carter foi escolhida para interpretar Princesa Margaret em The Crown.

Quem melhor para dar dicas acerca da Princesa Margaret do que a própria? “Vais ter de te retocar, de ser mais arranjada e organizada“, exigiu. Helena conta que “ela era pró na arte de elogiar e criticar ao mesmo tempo“. Um dos tópicos que a Princesa abordou durante o diálogo foi “o detalhe do fumar“, pois, conta Helena, “fumava de uma forma única“. “A piteira era tanto uma arma para me expressar como para fumar“, exclamou alegadamente a irmã da Rainha Isabel II, que, para além de ter o hábito de fumar, tinha o de beber, como relembra Helena.

Na perspetiva da atriz, a Princesa que encarnará era “incompreendida e mal interpretada. Não era, de todo, uma durona rude. Era extremamente vulnerável e, por vezes, o ataque é o melhor mecanismo de defesa“. Apesar do que era esperado de si enquanto realeza, Margaret “não conseguia fingir (…) tudo o que lhe passava pela cabeça saía-lhe pela boca. Era como uma bomba relógio“.

Como se estes contactos não bastassem, Helena Bonham Carter conseguiu testemunhos de entidades próximas à Princesa, como damas de companhia, parentes e amigos próximos. “Amavam a mulher e estavam satisfeitos por falarem dela, pois sentem saudades“.

Princesa Margaret e Mark Bonham Carter
Mark Bonham Carter, tio de Helena, e a Princesa Margaret na estreia do filme Kiss Me, em Londres, dia 22 de fevereiro de 1954.

Segundo o que Helena contou durante o Festival, quando conheceu Margaret, a mesma deu a entender que Helena estava a melhorar no ramo da representação. Ao jornal, explicou ainda que o seu tio Mark Bonham Carter e a Princesa chegaram a estar juntos no tempo em que ele pertencia à guarda que a protegia. “Permaneceram bons amigos. Tenho fotografias deles juntos e formavam um casal maravilhoso“, opinou Helena.

LÊ TAMBÉM: OS NOVOS PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA: OLGA TOKARCZUK E PETER HANDKE

Helena Bonham Carter já participou em várias dezenas de filmes. Fez, por exemplo, de Bellatrix Lestrange em Harry Potter e de Marla Singer em Fight Club. Mais curioso ainda é o facto de ter encarnado a Rainha Isabel II em The King’s Speech (2010), passando agora a interpretar a sua irmã em The Crown. O papel valeu-lhe o prémio BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante.

Helena Bonham Carter e Collin Firth em The King's Speech
Helena Bonham Carter e Colin Firth nas gravações de The King’s Speech (2010).

A série que retrata a vida no Palácio de Buckingham regressa à Netflix a 17 de novembro. O ponto de partida para a terceira temporada será o ano de 1964.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Uma Visão Diferente RTP2
RTP2 estreia segunda temporada de ‘Uma Visão Diferente’