Este domingo, 6 de outubro, decorrem as Eleições Legislativas 2019. Os portugueses dirigem-se às urnas para escolher os próximos representantes parlamentares, no dia mais decisivo do ano para o futuro do país.

Se votar é palavra de ordem, os resultados da noite eleitoral são o culminar de todo esse processo de decisão. O Espalha-Factos revela como podes acompanhar, a par e passo, as projeções dos resultados e a contagem dos votos que irão ditar os próximos quatro anos governativos.

RTP prepara a maior operação

A RTP, à semelhança das eleições europeias, domina o alinhamento, com emissões especiais na Antena 1, RTP1, RTP3 e nas respetivas plataformas online. A programação, conduzida por Ana Lourenço, João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos, tem início às 18h45, na RTP1 e RTP3. Às 19h00, a Antena 1 propõe divulgação semelhante, levada a cabo por Natália Carvalho e comentada por Raúl Vaz, Paula Espírito Santo, Raquel Varela e Gustavo Cardoso.

Ana Lourenço rtp3

Ana Lourenço junta-se à noite eleitoral da RTP1 (Fotografia: RTP3 / Divulgação)

As sondagens da Universidade Católica são conhecidas a partir das 20h00 e analisadas por Ricardo Ferreira Reis, diretor do centro de sondagens da Universidade. Pedro Adão Silva e Pedro Norton interpretam os resultados e eventuais desenvolvimentos ao longo da noite eleitoral.

A transmissão engloba, também, diretos nas sedes dos partidos com e sem assento parlamentar, para acompanhar, em primeira mão, as reações dos líderes partidários. Em paralelo, Ana Lourenço analisa as projeções, na companhia de um painel formado por João Galamba (PS), Fernando Negrão (PSD), Marisa Matias (BE), António Filipe (PCP), Nuno Melo (CDS) e Francisco Guerreiro (PAN).

Já no final da noite, após o apuramento definitivo, a RTP3 assegura o debate entre Graça Franco, Filipe Luís, António José Teixeira e Maria Flor Pedroso, moderado por João Adelino Faria.

As eleições legislativas em formato digital têm lugar no Facebook, no site e na aplicação de notícias da RTP. Tais meios permitem, não só o acompanhamento dos resultados minuto a minuto, como também a exposição de momentos chave relativos ao ato eleitoral.

Noite eleitoral na SIC e TVI

A SIC e SIC Notícias dão a conhecer as últimas novidades das legislativas, em contacto permanente com as principais sedes de campanha. As respostas das sondagens SIC/Expresso, elaboradas pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, começam a ser apresentadas às 19h45.

Em estúdio, a análise dos resultados é encabeçada por Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho, Bento Rodrigues e Pedro Mourinho. Por outro lado, Ana Gomes, Marques Mendes, José Miguel Júdice e Francisco Louçã avaliam e discutem a evolução das estimativas iniciais. A emissão online ocorre no site do canal.

A TVI e TVI 24 juntam-se ao leque de transmissões, garantindo cobertura total do evento a partir das 19h50. A TVI 24 dedicar-se-à a um olhar minucioso sobre o ato eleitoral, com diversas notícias e reportagens sobre o tema. O espetador pode assistir ao “por trás das câmeras”, comentários e reações dos líderes partidários, fornecidos pela estação, via televisão ou na página online da TVI.

Quem pretender, ainda assim, uma cobertura mais multifacetada, tem à sua disposição um canal multicâmara na posição 813 da programação da MEO. Aqui a cobertura é exibida em multiview, ao compilar em simultâneo as emissões eleitorais da RTP, SIC, TVI e CMTV.

Seja qual for a preferência, resta apenas aguardar os resultados das determinantes eleições legislativas, com 21 partidos na corrida à Assembleia da República.

Lê também: Eleições – Quais as propostas dos partidos para a cultura?