Joaquin Phoenix estreia-se nos cinemas como Joker, a 3 de outubro, e revelou qual a inspiração para interpretar o papel.

Depois de prestações notáveis de atores como Jack Nicholson e Heath Ledger no papel de Joker, seria de esperar que Joaquin Phoenix se tivesse inspirado num desses atores. No entanto, o protagonista revelou em entrevista à Associated Press que a sua inspiração veio de um outro: Ray Bolger.

Joaquin Phoenix explicou como o falecido actor de O Feiticeiro de Oz o inspirou para interpretar o papel: “Há uma música chamada The Old Soft Shoe que ele interpreta, e eu vi um vídeo em que há esta estranha arrogância nos seus movimentos e eu roubei isso completamente”.

Joaquin adiantou ainda: “Ele faz um gesto de colocar o queixo para cima. O coreógrafo Michael Arnold mostrou-me vários vídeos e eu foquei-me nesse. Era o Joker, certo? Há uma arrogância nele. Foi provavelmente a maior influência”, afirma o protagonista.

Confere a inspiração do actor para o papel de Joker:

Lê também CRÍTICA: ‘JOKER’ É UM DOS MELHORES FILMES DA DÉCADA

O novo filme sobre Joker centra-se em Arthur Fleck, um homem que enfrenta a crueldade e o desprezo da sociedade, juntamente com a indiferença de um sistema que lhe permite passar da vulnerabilidade para a depravação. Durante o dia é um palhaço e à noite luta para se tornar um artista de stand-up comedy…mas descobre que é ele próprio a piada. Sempre diferente de todos em seu redor, o seu riso incontrolável e inapropriado ganha ainda mais força quando tenta contê-lo, expondo-o a situações ridículas e até à violência. Preso numa existência cíclica que oscila entre o precipício da realidade e da loucura, uma má decisão acarreta uma reacção em cadeia de eventos crescentes e, por fim, mortais.