A nova época eurovisiva está oficialmente aberta. Sete meses depois da Grande Final em Telavive, a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção começa a ganhar forma e a Bélgica é o primeiro país a revelar o seu representante para o festival, que acontece a 12, 14 e 16 de maio de 2020 em Roterdão, nos Países Baixos.

A emissora belga VRT repetiu esta terça feira (1 de outubro) o feito do ano passado e voltou a ser o primeiro país a concurso a revelar os representantes para a edição do próximo ano. A suceder a Eliot, que não levou a Bélgica à final em maio passado, sobe ao palco holandês a banda Hooverphonic, trio pop com uma reconhecida carreira internacional.

eurovisão

Hooverphonic serão os representantes da Bélgica na Eurovisão 2020. (Fotografia: Divulgação/EBU)

Segundo a delegação belga, a banda, composta pelos artistas Alex Callier, Raymond Geerts e Luka Cruysberghs, encontra-se neste momento a preparar o tema com que irá representar o seu país na Eurovisão em 2020. A equipa adianta que a canção do trio escolhido através de seleção interna será totalmente em inglês e tem data de lançamento marcada para os primeiros meses do próximo ano.

Rumo a Roterdão

Com o arranque oficial da época da Eurovisão para 2020, começam a surgir as primeiras novidades acerca das seleções nacionais e internas, bem como sobre o evento, que começa a ganhar forma. Reunimos as notícias que marcam a atualidade eurovisiva no arranque das preparações.

Espanha e Reino Unido voltam às seleções internas

Depois dos fracos resultados dos últimos anos, os dois países pertencentes ao grupo dos Big Five anunciaram que as seleções internas para escolher os seus representantes estão de volta, substituindo os formatos de seleção utilizados nos últimos anos em ambos os países.

No caso do Reino Unido, a BBC decidiu que não vai utilizar o programa Eurovision: You Decide, anunciando, no entanto, uma parceria com a companhia musical BMG para encontrar artistas e canções que podem vir a representar o país em 2020.

Já em EspanhaOperación Triunfo, embora continue a ir ao ar para uma nova edição, deixa de ser o método utilizado na decisão. A RTVE explicou que, este ano, a seleção será feita internamente, algo que foi realizado pela última vez em 2015 com a escolha de Amanecer, de Edurne.

Irlanda começa a procura por representante

Enquanto que o Reino Unido opta por uma seleção interna, o país vizinho já abriu as inscrições para artistas e compositores submeterem temas que podem ser levados a concurso no próximo ano. No entanto, a emissora irlandesa RTÉ anunciou que pode também contactar diretamente artistas, novos ou já estabelecidos, para participarem na seleção.

Jon Ola Sand deixa o cargo de supervisor

Jon Ola Sand deixará de ser supervisor executivo do Festival Eurovisão da Canção a partir da edição de 2021. O produtor, que está no cargo desde 2011, deixa também o cargo de coordenador de eventos ao vivo da União Europeia de Radiodifusão (EBU), que inclui a produção dos restantes certames da Eurovisão.

Ola Sand regressa à Noruega, o seu país natal, para ocupar um cargo de chefia na equipa da NRK, emissora nacional norueguesa (canal responsável pela participação do país no concurso). Depois de Roterdão 2020, ainda coordenada por Jon, a EBU vai iniciar a procura por um novo supervisor geral para o festival pan-europeu.

O norueguês está envolvido no certame há mais de 20 anos. Iniciou o ser percurso como chefe de delegação da Noruega, passando para produtor executivo da edição de 2010 em Oslo e, depois, para o cargo superior na EBU em Genebra. Esta será a décima e última edição do certame supervisionada por Jon Ola Sand.

eurovisão

Jon Ola Sand supervisiona o Festival Eurovisão da Canção há nove anos. (Fotografia: ESCToday)

Lê também: Eurovisão em Roterdão – 5 sítios a não perder na cidade

Festival Eurovisão da Canção 2020 decorre a 12, 14 e 16 de maio em Roterdão, nos Países Baixos, depois da vitória de Duncan Laurence e Arcade em Telavive. O Espalha-Factos está a postos para acompanhar o maior evento de música do mundo a par e passo. Acompanha todas as novidades, sempre atualizadas, no nosso site.