Com estreia marcada para este sábado (28), a nova série de investigação policial da RTP é baseada na recente crise financeira do país. Com realização de Ivo M. Ferreira, Sul apresenta um elenco bem conhecido dos portugueses.

Com nove episódios, a produção da Arquipélago Filmes fez história ao tornar-se na primeira série nacional a ser exibida no Festival de Cinema de Berlim. Segundo o produtor Edgar Silva, Sul “já tem interessados em levá-la para outros países”.

Neste artigo, o Espalha-Factos dá-te a conhecer as histórias por detrás das personagens de Adriano Luz, Jani Zhao, Afonso Pimentel, Margarida Vila-Nova, Ivo Canelas e Nuno Lopes.

Humberto – Adriano Luz

Adriano Luz em Sul

Adriano Luz em ‘Sul’ (Divulgação/RTP)

Num país angustiado pela forte crise económica e social que se fez sentir em 2013, um conjunto de mortes suspeitas no Rio Tejo leva Humberto, um inspetor da Polícia Judiciária (PJ), niilista e socialmente incapaz, a investigar.

A PJ surgiu por acaso na sua vida, uma mera hipótese de trabalho num leque limitado de ofertas profissionais. Na verdade, a personagem de Adriano Luz formou-se em Filosofia, na Faculdade de Letras. Sempre pensou que a sua vida profissional acabasse no setor intelectual, tendo inclusive passado pelo ativismo político, enquanto membro de movimentos estudantis de esquerda.

Foi durante a intensa participação política que percebeu a dimensão da sua incapacidade social e é na investigação policial que encontra a reconciliação com o universo ficcional da sua juventude. Ao seu lado, Humberto caminha para cada novo caso com Boggart, Cagney e Edward G. Robinson.

A ex-mulher critica-o pelos longos períodos de ausência, pelo álcool e pelas distrações em relação à filha de ambos. Acaba por encontrar numa série de homicídios uma janela inesperada para a sua reabilitação pessoal.

Alice – Jani Zhao

Sul

Jani Zhao é Alice em ‘Sul’ (Fotografia: Divulgação/RTP)

Contrariamente a Humberto, seu colega, a personagem de Jani Zhao tende a ser cumpridora e protocolar na sua prática, ou não fosse uma profissional briosa e brilhante aluna na escola da polícia criminal.

No campo pessoal, Alice vê na situação de desemprego crónico do seu marido, um enfermeiro especializado, um enorme peso ao seu quotidiano. Ao longo da série, tanto a vida pessoal como o método de trabalho de Alice vão sofrer enormes mudanças.

Matilha – Afonso Pimentel

Afonso Pimentel

Afonso Pimentel é Matilha em ‘Sul’ (Fotografia: Divulgação/RTP)

É apresentado pela estação pública como um criminoso ocasional. A personagem de Afonso Pimentel acaba por ser como que a negação de Humberto. Vive ao sabor do vento, movido por necessidades imediatas.

Matilha habituou-se a viver de expedientes. Apesar de engenhoso, leal e de nunca deixar ninguém para trás, é especialista no pequeno furto, nos esquemas e no engano. Vive num bairro popular com Mafalda, sua namorada.

Mafalda – Margarida Vila-Nova

Atriz Margarida Vila-Nova

Margarida Vila-Nova é Mafalda em ‘Sul’ (Fotografia: Divulgação/RTP)

Apenas duas semanas após ter conhecido Matilha, permitiu que este fosse viver consigo. No entanto, Mafalda é o aposto do namorado: lutadora, honesta e generosa. A relação de ambos não é fácil, com o companheiro a aproveitar-se da mesma e a desaparecer por vezes.

Há um ano a caminho do centro de emprego, a personagem de Margarida Vila-Nova finge ter uma vida normal, tentando manter uma casa, apesar da falta de dinheiro.

Santoro – Ivo Canelas

Ivo Canelas

Ivo Canelas é Santoro em ‘Sul’ (Fotografia: Divulgação/RTP)

Passa os dias entre as pessoas do povo. É a ele que recorrem em situações extremas, tal como um grupo de gente endinheirada que dele precisa para limpar lucros obscuros. Santoro vê o mundo como se este fosse um ecossistema: a massa alimenta a cúpula e a personagem de Ivo Canelas é simultaneamente a massa e a cúpula.

Veríssimo – Nuno Lopes

Nuno Lopes

Nuno Lopes é Veríssimo em ‘Sul’ (Fotografia: Divulgação/RTP)

Apesar de ser um factótum do mundo do crime – uma espécie de MacGyver marialva – é o amigo a quem Humberto recorre sempre que precisa de resolver um problema bicudo. Seja para encontrar um carro roubado, para comprar uma arma ou para descobrir o paradeiro de alguém, Veríssimo é a primeira escolha do inspetor da PJ.

É confiante e seguro de si, pelo menos quando essa natureza não é traída pela sua relação com Celestina, uma fadista local castiça e temperamental. Para além de colaborar com Humberto, a personagem de Nuno Lopes gere uma casa de fados.

Sul estreia este sábado (28), às 21h, na RTP1