No dia 28 de setembro acontece na Fundação Calouste Gulbenkian uma conferência para celebrar os 40 anos de vida literária de António Lobo Antunes. Conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e a entrada é livre.
António Lobo Antunes é hoje um dos mais consagrados autores vivos da literatura contemporânea portuguesa. A conferência António Lobo Antunes – 40 anos de vida literária, assinala os 40 anos desde a publicação dos seus dois primeiros romances: Os Cus de Judas e Memória de Elefante. O evento decorre durante todo o dia, com um programa diverso que conta também com a participação de Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes e Ana Paula Arnaut, entre outros.

Uma sessão de abertura com Isabel Mota e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dará início ao evento, cujo tema segue o mote “apenas me preocupa atingir o coração do coração e iluminar tudo”. De seguida, uma conferência abre a manhã com o filósofo e autor francês Bernard-Henri Lévy.
Três palestras preenchem o dia: a primeira, sobre a génese das duas obras em foco neste colóquio, com Daniel Sampaio, Dinu Flamand e Nuno Lobo Antunes, ainda da parte da manhã; e outras duas, intituladas António Lobo Antunes – De dentro para dentro, com Ana Paula Arnaut, Maria Alzira Seixo, Norberto do Vale Cardoso e Sérgio Guimarães de Sousa e António Lobo Antunes – De fora para dentro, com Dominique Nédellec, Knut Cordsen, Mircea Martin e Vicenzo Russo, respetivamente.
LÊ TAMBÉM: AS PRÓXIMAS ADAPTAÇÕES DE LIVROS PARA O ECRÃ
O colóquio termina em grande com a presença do autor na sessão de encerramento, com Guilherme d’Oliveira Martins, e fará uma leitura de um excerto de Os Cus de Judas.
Simultaneamente, uma instalação referente às obras celebradas nesta conferência está patente no Hall do Secretariado da Zona de Congressos.
O evento decorrerá no Auditório 2 do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre, mas senão estiveres em Lisboa podes acompanhar o evento através da transmissão em direto no site da Fundação.