No dia 28 de setembro acontece na Fundação Calouste Gulbenkian uma conferência para celebrar os 40 anos de vida literária de António Lobo Antunes. Conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e a entrada é livre.

António Lobo Antunes é hoje um dos mais consagrados autores vivos da literatura contemporânea portuguesa. A conferência  António Lobo Antunes – 40 anos de vida literária, assinala os 40 anos desde a publicação dos seus dois primeiros romances: Os Cus de Judas e Memória de Elefante. O evento decorre durante todo o dia, com um programa diverso que conta também com a participação de Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes e Ana Paula Arnaut, entre outros.

marcelo rebelo de sousa

Fotografia: Wikimedia Commons / Richter Frank-Jurgen

Uma sessão de abertura com Isabel Mota e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dará início ao evento, cujo tema segue o mote “apenas me preocupa atingir o coração do coração e iluminar tudo”. De seguida, uma conferência abre a manhã com o filósofo e autor francês Bernard-Henri Lévy.

Três palestras preenchem o dia: a primeira, sobre a génese das duas obras em foco neste colóquio, com Daniel Sampaio, Dinu Flamand e Nuno Lobo Antunes, ainda da parte da manhã; e outras duas, intituladas António Lobo Antunes – De dentro para dentro, com Ana Paula Arnaut, Maria Alzira Seixo, Norberto do Vale Cardoso e Sérgio Guimarães de Sousa e António Lobo Antunes – De fora para dentro, com Dominique Nédellec, Knut Cordsen, Mircea Martin e Vicenzo Russo, respetivamente.

LÊ TAMBÉM: AS PRÓXIMAS ADAPTAÇÕES DE LIVROS PARA O ECRÃ

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

O colóquio termina em grande com a presença do autor na sessão de encerramento, com Guilherme d’Oliveira Martins, e fará uma leitura de um excerto de Os Cus de Judas.

Simultaneamente, uma instalação referente às obras celebradas nesta conferência está patente no Hall do Secretariado da Zona de Congressos.

António Lobo Antunes

O evento decorrerá no Auditório 2 do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre, mas senão estiveres em Lisboa podes acompanhar o evento através da transmissão em direto no site da Fundação.

LÊ TAMBÉM: PASTÉIS DE NATA PARA BACH CHEGAM A ALMADA EM SETEMBRO