Já passou um ano desde que estreou Disenchantment. Na altura, a série criada por Matt Groening (The Simpsons, Futurama) lançou dez episódios no serviço de streaming da Netflix. Agora, em 2019, chega a segunda metade da primeira temporada.

Não, não é a segunda temporada. O plano da Netflix passou por lançar uma parte no ano passado e a segunda metade agora. Uma estratégia estranha, mas que é para manter. A próxima temporada será lançada entre 2020 e 2021.

Antes disso, esta sexta-feira, dia 20 de setembro, são libertados os segundos dez episódios de Disenchantment na Netflix. A narrativa parou após uma grande reviravolta. A dinâmica entre as personagens, pelo menos no início, será muito diferente.

Em antecipação aos novos episódios, o Espalha-Factos ajuda-te a recordar os acontecimentos anteriores da série de animação.

Lê também ‘CRIMINAL’: NOVA SÉRIE DA NETFLIX DIVIDE-SE POR QUATRO PAÍSES
AVISO: Este artigo contém spoilers para os primeiros dez episódios de Disenchantment

O trio de desajustados

A Princesa Bean não se conforma com a obrigação de se casar com um pretendente imposto pelo seu pai, o Rei Zøg. Um grupo misterioso envia um demónio, Luci, para ser uma má influência para Bean. Elfo, como o próprio nome indica, é um elfo que não se ajusta à vida em Elfwood, a terra mágica da sua espécie.

O trio, rapidamente, forma uma amizade que os vai colocar em diversas aventuras caricatas, com o humor distinto de Matt Groening. Ao longo dos primeiros dez episódios, o Rei Zøg planeia vários esquemas para obter o Elixir da Vida.

A poção mágica só pode ser criada através do uso de sangue de elfo. No entanto, por mais que o Rei e os seus conselheiros tentem, o sangue de Elfo parece não ter o efeito pretendido. E é aí que as coisas se complicam.

Disenchantment

Princesa Bean e Luci. Foto: Netflix

Segredos familiares

Bean é posicionada na narrativa como a grande protagonista da série, mas é a jornada de Elfo para encontrar a sua verdadeira identidade que se revela a chave dos acontecimentos. A meio da história, é revelado que Elfo não é, de facto, um elfo puro. Metade do seu sangue pertence a outra espécie que, até ver, não foi identificada.

Com esta descoberta. o Rei Zøg decide invadir Elfwood para capturar elfos puros e, assim, concretizar o seu desejo de criar o Elixir da Vida. O trio de anti heróis consegue defender a terra das criaturas mágicas. Porém, Elfo é ferido mortalmente por uma seta, sem se conseguir identificar o homicida.

Em luto, Bean leva o corpo do seu amigo para a estátua em homenagem à sua falecida mãe, Dagmar. O Rei Zøg arrepende-se da dor que causou à filha e conta-lhe a verdade: O Elixir da Vida era para libertar a mãe de um veneno que a transformou em pedra.

Pouco depois, Bean repara que sobrou algum sangue de elfo puro da luta em Elfwood. Entre o amigo que conheceu recentemente ou a mãe que nunca conheceu, a princesa escolhe a progenitora e cria o Elixir da Vida  para a ressuscitar.

A rainha Dagmar regressa e o corpo de Elfo desaparece depois de cair ao mar. Luci descobre que Dagmar queria envenenar o Rei Zøg. Antes que se possa revelar a verdade a todos, o demónio é capturado por desconhecidos e a rainha espalha o veneno por todo o reino. Bean é levada pela sua mãe para um futuro incerto. O corpo de Elfo dá à costa e é recolhido por estranhos.

Escapar do Inferno

A série regressa com muitas questões por responder. Quem disparou a seta que matou Elfo? Qual é a espécie da sua mãe? Quais são os planos de Dagma para Bean? Quem enviou Luci para corromper Bean? Estas dúvidas dão interesse adicional à série, depois dos episódios iniciais serem, relativamente, inconsequentes.

O trailer da segunda parte de Disenchantment confirma o regresso de Elfo. O pequeno protagonista parece estar preso numa espécie de inferno. Não se sabe como e se Bean poderá salvá-lo.

O humor da série foi o maior ponto de destaque dos primeiros dez episódios. A parte final desta metade começou a criar mistérios que podem criar uma narrativa mais intrigante e envolvente.

Resta saber se a segunda parte cumpre o seu potencial. Os utilizadores da Netflix regressam ao mundo de Disenchantment, esta sexta-feira, dia 20 de setembro.

Lê também: ‘FRIENDS’: 10 MOMENTOS HILARIANTES A NÃO ESQUECER