Mais de um milhão de pessoas em Portugal consome o seu pequeno-almoço fora de casa, não encontrando opções que satisfaçam as doses nutritivas recomendadas. A Compal está atenta e promete mudar tal paradigma. O Espalha-Factos marcou presença no lançamento do programa Bom Dia com Compal Summo, uma gama de pequenos-almoços saudáveis, disponíveis nos 1400 estabelecimentos aderentes, espalhados por todo o país.

O representante de marketing da Compal, Rodrigo Costa, descreve a campanha como algo direcionado “para os pontos de venda onde as pessoas vão todos os dias, onde as ofertas que possam existir sejam pouco variadas e equilibradas nutricionalmente”. A empresa decidiu dar reposta a este mercado, sem deixar de garantir a credibilidade que tem acompanhado a marca desde sempre.

Assim, a iniciativa conta com a participação da Dra. Iara Rodrigues, nutricionista especializada em reeducação alimentar, e do chef Nuno Queiroz Ribeiro. Ambos acreditam que a chave de um bom início de dia encontra-se na qualidade das primeiras refeições.

Uma oportunidade para educar e contribuir para a utilização de novos e surpreendentes sabores, um bocadinho fora do normal do pequeno-almoço comum à maioria dos portugueses”, refere Nuno.

Menus gourmet e acessíveis

Os novos menus perfazem um total de 12, escolhidos entre 30 receitas elaboradas pela equipa. Cada um engloba a componente dos sumos Compal, desenvolvidos a partir de combinações de fruta espremida, e, nas palavras de Iara, “hidratos de carbono complexos, integrais e enriquecidos em fibra” sob a forma de sandes. Os pontos de venda têm oportunidade de escolher as receitas mais adequadas ao espaço, utilizando os seus próprios ingredientes na hora da confecção. Nenhum produto será semelhante, mas espera-se que sejam todos igualmente deliciosos.

A resposta dos negócios locais tem sido bastante positiva, o que, segundo Nuno, reflete uma maior consciencialização por parte dos consumidores. “O público e as pessoas são cada vez mais exigentes no tipo de comida que querem, portanto, a oferta tem de ser mais evoluída”, comenta. Iara alerta, também, para a importância da “promoção de bons hábitos alimentares fora de casa”, que podem até fomentar a integração de novos componentes em pratos caseiros.

Cartaz promocional de ‘Bom Dia com Compal Summo’ Fonte: Compal

O lançamento contou, ainda, com uma prova de quatro das combinações em comercialização. A primeira é descrita como “ode à dieta mediterrânea”, ao conjugar o sumo de pêssego Compal, com uma sandes de tomate, tomilho seco e rodelas de queijo mozarela. De seguida, foi a vez do néctar de frutos vermelhos, acompanhado pela “opção mais proteica” de ovos, mascarpone, tomate cherry e rúcula. Para os “amantes de desporto”, surge a junção de ovo, abacate, sementes de chia e salsa, complementada pelo sumo de pêra. Por fim, a dupla “mais próxima ao conceito de almoço”, enaltecida pelo néctar de laranja e composta por salmão fumado, queijo creme, rúcula e sementes de papoila.

O sabor e a acessibilidade brilham nos novos pequenos-almoços, prometendo quebrar a rotina pouco saudável a que muitos estão habituados. O site da iniciativa fornece mais informações sobre o tema, nomeadamente a geo-referenciação das cafetarias aderentes.