Num painel dedicado à sua carreira, Joaquim de Almeida contou algumas histórias dos bastidores de alguns dos seus filmes, no último dia da Comic Con Portugal.

Atualmente com 62 anos de vida, o ator português é um dos mais notáveis no que diz respeito à sua projeção internacional. Já contracenou com as maiores estrelas de Hollywood. Antonio Banderas, Harrison Ford, Sandra Bullock, Vin Diesel e Marisa Tomei são alguns exemplos.

Em jeito de conversa informal com o auditório da Comic Con Portugal, Joaquim de Almeida constata o facto que, a maior parte dos suas personagens mais emblemáticas são vilãs. A inspiração para alguns desses papéis, o ator revela parte da inspiração. “Quando estava em Nova Iorque [a viver e a trabalhar num bar], eu costumava estar em bares e nesses sítios, os ‘maiores mafiosos’ estavam lá. Nunca conversei com eles, mas toda a gente sabia quem eles eram. Por incrível que possa parecer, eram sempre os tipos mais simpáticos”, revela o ator.

Para Joaquim, o maior ator com quem já trabalhou é, sem sombra de dúvidas, o britânico Michael Caine no filme The Honorary Consul de 1983. “Aprendi muito com ele. Na altura tinha 20 e poucos anos e e pedi-lhe muitos conselhos. O mais curioso é que hoje sinto que os atores mais novos vêm me pedir conselhos a mim e é muito interessante para mim”, salienta.

“El galã português”

Também nessa década, Joaquim de Almeida relembra a alcunha que a imprensa espanhola lhe atribui: o galã português. Apesar desse nome, o ator é conhecido pelo público estrangeiro pelos papéis de “mau da fita”.

Em 2013, o público português emocionou-se com A Gaiola Dourada, sendo um dos papéis mais notáveis da sua longa carreira. Sobre o filme, o ator revela que foi dos poucos casos em que o elenco ensaiou as cenas antes que o realizador Ruben Alvez começasse a gravar. Joaquim de Almeida admite que, quando viu o filme, ficou emocionado com o resultado final.

Sobre projetos futuros, Joaquim de Almeida vai entrar na adaptação numa série para a Netflix de Warrior Nun. O ator irá interpretar o Cardinal Duretti na série, que conta também com Alba Baptista no elenco.  Sabe-se que as gravações foram concluídas este ano mas ainda não há data de estreia na plataforma de streaming.

Apoiado por um excerto de um sketch de humor em que o ator participa, Joaquim de Almeida dá um conselho fundamental para novas gerações de atores: “desenrascar-se”.

Lê Também ‘FRIENDS’: 10 MOMENTOS HILARIANTES A NÃO ESQUECER