Foram escolhidos 50 bairros em todo o mundo por milhares de leitores das várias edições nacionais da revista Time Out e pelos editores e redatores locais da publicação. O número 1 é português. Lisboeta, para sermos mais precisos. Arroios não ganhou nas Marchas, mas venceu na lista dos bairros mais cool do planeta.

A compilação de bairros feita pela Time Out quis dar aos leitores uma visão sobre os locais a que têm de ir para conhecerem uma cidade como um dos seus habitantes, ao invés de a visitarem como turistas. De acordo com a revista estes são os 50 locais mais interessantes cultural e gastronomicamente em todo o mundo.

Onde o novo coexiste com o clássico

A publicação destaca Arroios como um local “onde o novo coexiste com o clássico e a diversidade está em todo o lado“, sublinhando as galerias ao ar livre que podem ser vistas na Avenida Almirante Reis e artérias circundantes e a reinvenção que Akacorleone fez do campo de basquetebol nos Mártires da Pátria.

Além disso, relembram que aqui há sabores “dos quatro cantos do mundo, desde o melhor dim sum da cidade no Grande Palácio Hong-Hong até ao mexicano de topo do El Taco Chingón“. Muitos centros culturais e tesouros históricos como a Biblioteca Municipal São Lázaro são também referidos, ao mesmo tempo que se menciona que o fecho temporário da estação de Metro deve ser visto como uma oportunidade para sair na estação dos Anjos, alugar uma trotinete na Praça do Chile e descobrir a vizinhança em duas rodas.

Lê também: Wine & Music Valley: vinho, música e gastronomia invadem o Douro

Entre as principais âncoras locais são mencionados o lendário restaurante Ramiro, “um dos melhores restaurantes de marisco na cidade“, a Casa Independente, “o lugar que voltou a pôr Arroios no mapa da vida noturna de Lisboa” e o Mercado de Culturas no Mercado do Forno do Tijolo. Para pernoitar, recomendam o Neya Lisboa Hotel, um local eficiente energeticamente e cujo restaurante serve um menu mediterrânico feito à base de ingredientes de cada estação.

O top 20 pode ser consultado abaixo. Para ver tudo, é melhor ires ao site da Time Out.

  1. Arroios, Lisboa – Portugal
  2. Shimokitazawa, Tóquio – Japão
  3. Onikan, Lagos – Nigéria
  4. Wedding, Berlim – Alemanha
  5. Historic Filipinotown, Los Angeles – Estados Unidos
  6. The Waterfront, Hobart – Austrália
  7. Strasbourg-Saint-Denis, Paris – França
  8. Astória, Nova Iorque – Estados Unidos
  9. Embajadores, Madrid – Espanha
  10. Pilsen, Chicago – Estados Unidos
  11. Peckham, Londres – Reino Unido
  12. Soi Pridi Banomyong/Phra Khanong, Banguecoque – Tailândia
  13. Footscray, Melbourne – Austrália
  14. Zhongshan, Taipé – Taiwan
  15. Kerem Hateimanim e Shuk HaCarmel, Telavive – Israel
  16. Kypseli, Atenas – Grécia
  17. Jalatlaco, Oaxaca – México
  18. District 3, Ho Chi Minh – Vietname
  19. Juárez, Cidade do México – México
  20. Poblenou, Barcelona – Espanha