O Wine & Music Valley, festival que celebra e reúne vinhos, gastronomia e música nas margens do rio Douro, ocorreu no passado fim-de-semana e o Espalha-Factos esteve presente para registar alguns dos melhores momentos.

Esta primeira edição contou com artistas nacionais como Carolina Deslandes, António Zambujo e Salvador Sobral, mas também internacionais, como Bryan Ferry, o cabeça de cartaz.

Ao cartaz musical variado juntaram-se, no Chef’s Stage, conceituados chefes de cozinha ligados à região, como Miguel Castro e Silva e Rui Paula, para sessões de live cooking e degustações. A acompanhar a programação esteve o crítico de vinhos e de gastronomia Fernando Melo. No mesmo palco não faltou também banda sonora, assegurada por Fernando Alvim e pelo projeto Rua das Pretas.

Na Wine Village, estiveram presentes mais de 70 produtores de vinho da região para dar a conhecer os seus produtos, exclusivamente vinhos do Porto e do Douro. O recinto contou ainda com uma Wine Experience, uma área dedicada a experiências como rituais de vinoterapia e concertos de gongos.

O festival, que decorreu no Porto Comercial de Cambres, em Lamego, foi o primeiro deste género, ao aliar em três palcos a música (as atuações ocorreram em dois palcos) e a gastronomia.

Os dois dias contaram com temperaturas elevadas e, apesar da chuva ao final da tarde do primeiro dia, foram duas noites bem passadas num ambiente de festival diferente, mas muito agradável.

Por parte da organização, falhou o transporte prometido que iria fazer a travessia do rio Douro, o que deixou várias pessoas à espera durante algumas horas. No primeiro dia, houve ainda atrasos nos concertos. Alguns fãs de Salvador Sobral criticaram a impossibilidade de desfrutar de um concerto sem ouvir aquele que estava a acontecer, ao mesmo tempo, noutro palco. No segundo dia, já tudo correu como planeado.

Imprevistos à parte, foram cerca de dez mil as pessoas que passaram pela primeira edição do festival inspirado no vinho, que chegou no passado domingo ao fim. A segunda edição já está marcada para setembro do próximo ano.

Fica agora com os registos fotográficos destes dois dias de Wine & Music Valley, um festival com um conceito e identidade inovadores que nasceu para projetar o Douro e promover as suas características únicas, com um recinto virado para o rio e para a paisagem idílica da região.

 

LÊ TAMBÉM: VÍDEO: ARIANA GRANDE, MILEY CYRUS E LANA DEL REY JUNTAS NO TEMA DE ANJOS DE CHARLIE