Las Del Hockey (As Miúdas do Hóquei) é a nova aposta da Netflix. A série que entre abril e julho esteve em exibição na TV3, televisão da Catalunha, chega dia 20 à plataforma de streaming

De trabalho final de licenciatura a série com distribuição mundial

Em Espanha as teses começam mais cedo. Já no final da licenciatura é preciso entregar um trabalho final que em muito se assemelha a uma tese. Marta Vivet, Ona Anglada, Laura Azemar e Natàlia Boadas, estudavam Comunicação Audiovisual e criaram o argumento e a série juvenil.

Corria o ano de 2016, e com a ajuda da orientadora, as quatro alunas gravaram um episódio piloto. Apresentaram o episódio de 20 minutos num evento que visa juntar trabalhos universitários à indústria. A produtora Brutal Media pegou na série para a TV3, a televisão pública da região autónoma da Catalunha, e o resto é história.

Apesar das dimensões que Las Del Hockey atingiu, as ex-alunas da Universidade Pompeu Fabra continuaram envolvidas no projeto, e formaram parte da equipa de argumentação da série.

Curiosamente, duas das atrizes que participaram no episódio piloto estão também na série da Netflix: Dèlia Brufau e Yasmina Drissi que são Emma e Laila respetivamente.

A luta pelo direito a existir

Las Del Hockey abre o jogo desde o princípio. O clube das protagonistas, Patí Minerva, está em risco. Sabemos desde logo que o presidente do clube quer acabar com a equipa e apostar mais no hóquei masculino.

O pano de fundo da série é um ringue de hóquei em patins, mas podia ser o de qualquer outro desporto. O desporto feminino seja ele hóquei, futebol, basquetebol, ténis de mesa… Está sempre em segundo plano.

Os diálogos que o trailer deixa antever vão precisamente no sentido de mudar esta realidade e mostrar a urgência de criar condições para um mundo mais igual.

Nesta discussão é comum argumentar-se que as diferenças têm que ver com os benefícios económicos que as equipas femininas não conseguem trazer quando comparadas com as equipas masculinas, mas este é um ponto do qual Las Del Hockey não vão fugir.

Lê também: NETFLIX: DESCOBRE AS NOVIDADES A NÃO PERDER EM SETEMBRO

No trailer é ainda possível ver uma das jogadoras a discutir em televisão sobre as diferenças de tratamento das mulheres no mundo do desporto.

Este temática bem como os problemas típicos da adolescência são a mistura de que é feita a trama de Las Del Hockey. São sete as protagonistas – Emma, Laila, Raquel, Flor, Lorena, Berla e Gina – e cada uma delas tem vivências diferentes à parte da vida que dividem em campo.

É precisamente para explorar os problemas e as próprias personalidades a nível individual que os episódios da série começam por se focar em cada uma delas de forma mais personalizada.

Os treze episódios que compõem a primeira temporada de Las Del Hockey vão do particular ao geral e os últimos baseiam-se no jogo que vai decidir o futuro da equipa.

A série chega à Netflix a 20 de setembro.