rádio microphone

“Com olhos de ouvir” da Antena 1 nomeada para o Prémio Gabo

O trabalho “Com olhos de ouvir” da Antena 1 está nomeado para o Prémio Gabo 2019. A reportagem da jornalista Rita Colaço é o único trabalho português entre os finalistas do Prémio Gabriel García Márquez, que será entregue no Jardín Botánico de Medellín, na Colômbia, já no próximo dia 3 de outubro.

O trabalho jornalístico finalista do galardão iberoamericano dedicado à área do jornalismo, é uma coprodução da estação de rádio estatal – Antena 1 – e do iNova Media Lab, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A concurso na categoria de inovação, esta trata-se de uma experiência considerada “inovadora na rádio portuguesa”. Teve como base o recurso ao som 3D e ao longo de quatro meses percorreu o dia-a-dia de Telmo, um jovem invisual há três anos e que voltou a ver o mundo “com olhos de ouvir”. O trabalho conta com a sonoplastia de Paulo Castanheiro.

LÊ TAMBÉM: NA CORDA BAMBA ESTREIA SEM ATRAPALHAR GOLPE DE SORTE

A peça portuguesa concorre com outras nove finalistas na mesma categoria e foi seleccionada por de entre mais de 1700 trabalhos. A Antena 1 é assim o único órgão de comunicação social português entre os finalistas da edição deste prestigiado prémio.

Os finalistas recebem 6 milhões de pesos colombianos, aproximadamente 1615€ e um diploma pela sua participação. Por sua vez, os vencedores do Prémio Gabo recebem 33 milhões de pesos colombianos, cerca de 8890€, um diploma que os certifica como vencedores e um exemplar da obra Gabriel, do artista colombiado Antonio Caro.

O FESTIVAL GABO

Todos os finalistas e vencedores participam no Festival Gabo, que decorre também em Medellín, entre os dias 2 e 4 de outubro. Estes participarão contando as suas histórias e experiências, explicando as motivações, objetivos e metodologias por de trás de cada trabalho.

O festival enquadra outras atividades, entre as quais a cerimónia de entrega de prémios, que tem como principal objetivo a procura pela ética, excelência e inovação nos trabalhos jornalísticos, tendo como base os ideiais e obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fernando Pessoa
85 anos da morte de Fernando Pessoa: A inesgotabilidade de um poeta “múltiplo”