O trabalho “Com olhos de ouvir” da Antena 1 está nomeado para o Prémio Gabo 2019. A reportagem da jornalista Rita Colaço é o único trabalho português entre os finalistas do Prémio Gabriel García Márquez, que será entregue no Jardín Botánico de Medellín, na Colômbia, já no próximo dia 3 de outubro.

O trabalho jornalístico finalista do galardão iberoamericano dedicado à área do jornalismo, é uma coprodução da estação de rádio estatal – Antena 1 – e do iNova Media Lab, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A concurso na categoria de inovação, esta trata-se de uma experiência considerada “inovadora na rádio portuguesa”. Teve como base o recurso ao som 3D e ao longo de quatro meses percorreu o dia-a-dia de Telmo, um jovem invisual há três anos e que voltou a ver o mundo “com olhos de ouvir”. O trabalho conta com a sonoplastia de Paulo Castanheiro.

LÊ TAMBÉM: NA CORDA BAMBA ESTREIA SEM ATRAPALHAR GOLPE DE SORTE

A peça portuguesa concorre com outras nove finalistas na mesma categoria e foi seleccionada por de entre mais de 1700 trabalhos. A Antena 1 é assim o único órgão de comunicação social português entre os finalistas da edição deste prestigiado prémio.

Os finalistas recebem 6 milhões de pesos colombianos, aproximadamente 1615€ e um diploma pela sua participação. Por sua vez, os vencedores do Prémio Gabo recebem 33 milhões de pesos colombianos, cerca de 8890€, um diploma que os certifica como vencedores e um exemplar da obra Gabriel, do artista colombiado Antonio Caro.

O FESTIVAL GABO

Todos os finalistas e vencedores participam no Festival Gabo, que decorre também em Medellín, entre os dias 2 e 4 de outubro. Estes participarão contando as suas histórias e experiências, explicando as motivações, objetivos e metodologias por de trás de cada trabalho.

O festival enquadra outras atividades, entre as quais a cerimónia de entrega de prémios, que tem como principal objetivo a procura pela ética, excelência e inovação nos trabalhos jornalísticos, tendo como base os ideiais e obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez.