A tragédia de 11 de setembro, que completa este ano o seu 18.º aniversário, é um dos acontecimentos mais abordados no cinema e nos media, tanto no âmbito da ficção como no formato documentário. In the Shadow of the Towers: Stuyvesant High on 9/11 é o novo documentário da HBO sobre o desastre que estreia a 12 de setembro na plataforma streaming. Realizado por Amy Schartz (The Number on Great-Grandpa’s Arm e An Apology to Elephants), esta produção projeta um olhar inovador na abordagem deste dia.

In the Shadow of the Towers oferece a perspetiva dos ex-alunos do Liceu Stuyvesant (localizado a menos de um quilómetro do World Trade Center) que testemunharam a queda dos aviões e o desabamento das torres num dos primeiros dias do ano letivo, tendo sentido de perto o pavor desse dia tão fatídico. Mostra ainda a reação dos alunos imigrantes que temiam a raiva mal direcionada num cenário que parecia de guerra.

“Os meus pais não me deixavam sair de casa, tinham medo que alguém, de forma aleatória, e com alguma opinião ou ideia pré-concebia, descarregasse a sua raiva e frustração em crianças que achassem estar associadas a algo que consideravam ameaçador.”, recorda Mohammad Haque, filho de imigrantes do Bangladesh. Lembra ainda o seu regresso ao Liceu, “só havia harmonia na nossa turma (…) porque percebemos que estavam a tentar aceitar-se uns aos outros.”

Lê também – 11 DE SETEMBRO: CANAL HISTÓRIA ASSINALA TRAGÉDIA COM DOCUMENTÁRIOS

O documentário conta ainda com testemunhos de ex-alunos como  Taresh Batra, Catherine Choy, Ilya Feldsherov, Mohammad Haque, Liz O’Callahan, Himanshu Suri, Michael Vogel e Carlos Williams, que recordam a comunidade unida e a solidificação da relação entre os colegas, a maneira como o 11 de setembro moldou os seus sonhos e como isso fez com que refletissem sobre o American Dream.

Em declarações à Variety, a realizadora referiu que esta perspectiva da tragédia “não é muito explorada e. Para [ela] foi um projeto muito revelador”. Salientou ainda que apesar do objetivo do What Happened on September 11, o seu outro documentário sobre os ataques, ser ensinar aqueles sem grandes memórias pessoais sobre o evento, ela estava ainda mais entusiasmada em “contar a história de oito pessoas no dia 11 de setembro e o impacto que isso teve nas suas vidas” com o In the Shadow of the Towers.