A 11 de setembro de 2001, houve um atentado que mudaria o mundo para sempre. O canal História recorda o acontecimento com a transmissão de dois documentários, esta quarta-feira (11), a partir das 22h15.

Quase três mil pessoas morreram no ataque às torres do World Trade Center, em 2001, mas também muitos foram os sobreviventes e testemunhas. O Especial 11 de setembro dá-lhes voz para contar o que se passou há 18 anos.

O canal História estreia em exclusivo 11 de Setembro: A Bordo do Air Force One e 11 de Setembro: Escapar das Torres. A emissão foca-se na história de quem vivenciou a tragédia, desde o Presidente dos Estados Unidos, aos trabalhadores das torres, prometendo assim revelar “um lado nunca antes visto”.

11 de Setembro: A Bordo do Air Force One, 22h15

O documentário tem duas horas, foi realizado este ano, mas mostra uma perspetiva diferente da que conhecemos. O interior do Air Force One, o avião do presidente dos Estados Unidos, é o ponto de partida da narrativa. Acompanhamo-lo em nove horas de viagem, desde a Flórida à Califórnia, voltando para Washington DC.

11 de Setembro: A Bordo do Air Force One inclui entrevistas a George W. Bush, ao antigo Vice-presidente Dick Cheney e ao Chefe do Estado-Maior Andy Card. Conta ainda com testemunhos do piloto do Air Force One e de agentes dos Serviços Secretos, tal como de alguns assessores militares a bordo.

Escapar das Torres, 23h40

Cada torre do World Trade Center tinha 110 andares. Neste documentário de duas horas, os sobreviventes de um piso da Torre Norte, e de outro da Torre Sul, contam as suas histórias. Alguns falam pela primeira vez sobre o atentado, revelando aquilo por que passaram.

Segundo o canal História, as experiências relatadas vão desde “dois homens que se ofereceram para descer 65 lanços de escada perigosos com um desconhecido ao colo, a um pequeno grupo que tudo fez para trazer a sua colega grávida até um local seguro”.

Lê Também: O QUE VER EM SETEMBRO NA HBO PORTUGAL