Setembro chega sempre com novidades e a RTP não quis ficar de fora. A partir do dia 8 deste mês, a estação pública reforça os serões de domingo com Desliga a Televisão. Recheado de caras conhecidas do público, a série de humor chega preparada para parodiar alguns dos programas mais vistos pelos portugueses.

Desliga a Televisão, inicialmente, esteve para se chamar Zapping. E não é complicado perceber porquê. De acordo com a RTP, a série é composta por sketches humorísticos breves e distintos, cujo alvo são os programas de televisão atuais. “É como se o próprio telespectador estivesse a ver televisão e cada vez que muda de canal surge um momento humorístico, com um logótipo e uma estética diferentes”. Em cerca de uma hora, os espectadores vão poder ver reality shows, novelas, concursos de cultura geral e até séries juvenis.

Jorge Corrula é uma das caras do novo programa. O ator vai aparecer em dois canais diferentes ao domingo à noite, uma vez que, para além de entrar em Desliga a Televisão, faz parte do elenco de Golpe de Sorte, a novela exibida pela SIC.  Outra novidade é a presença de Fernando Mendes. O apresentador do Preço Certo não representava em televisão desde 2013.

Para além de Corrula e Mendes, a série conta com Ana Guiomar, Ana Cloe, Carlos Cunha, Diogo Valsassina, Inês Aires Pereira, Joana Brandão, Jorge Mourato, Lídia Franco, Márcia Breia, Patrícia Tavares, Pedro Alves, Rita Tristão, Rodrigo Saraiva, Rui Melo e Sílvia Filipe.

À Boleia do Coração, o novo dating show da RTP. Estreia dia 8 setembro, à noite, na RTP1.#ÀBoleiadoCoração #RTP #FremantlePT

Gepostet von Desliga a Televisão am Samstag, 31. August 2019

O programa que goza com todos os formatos

A divulgação de Desliga a Televisão, entretanto, já começou. Os anúncios publicitários que têm passado na RTP e em redes sociais como o Facebook e o Instagram são bastante diferentes do habitual. Cada anúncio mostra um pequeno excerto de um sketch e apresenta-o como um programa individual.

Quem conhece bem a televisão portuguesa não terá dificuldade em perceber quais os programas parodiados. E nenhum canal generalista escapa à sátira. Bronca na Cozinha, À Boleia do Coração, Geração Baldas, Um Amor Daqueles que Coiso, Casa dos Enrolanços e Deves Ter a Mania são alguns dos “programas” já apresentados. Tal como diz a sinopse da série: “Tanto se pode ver uma cena de novela de três minutos, como pode mudar logo de seguida para a previsão do tempo durante 10 segundos, passar para um anúncio publicitário ou até mesmo seguir para uma breve passagem pelo telejornal ou por um talent show.”.

O novo reality show da RTP estreia no dia 8 de setembro, à noite. #rtp #fremantlept #casadosenrolanços

Gepostet von Desliga a Televisão am Donnerstag, 29. August 2019

Uma das curiosidades de Desliga a Televisão é vermos os atores a parodiarem, muitas vezes, os géneros de ficção em que participam habitualmente. Por exemplo, Diogo Valsassina, que se tornou conhecido em Morangos com Açúcar, entra numa sátira às séries juvenis. À revista TV7Dias, o ator revelou: “Foi giro pegar nos clichés todos que existem e torná-los maiores. Não sendo propriamente uma crítica mas torná-los ainda mais exagerados. Isso teve muita graça.”

Mais do que uma questão de audiências…

Desliga a Televisão estreia numa altura em que a RTP1 começa a construir o seu lugar ao domingo à noite. A série de humor vai para o ar antes de I Love Portugal. O programa apresentado por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim mantém-se como a estrela do horário nobre do canal, neste horário. José Fragoso, diretor de programas da estação pública, afastou a possibilidade de uma eventual mudança de horário após a estreia. “Quando estreamos um programa, estamos a pensar na forma como ele pode ser recebido junto do público, criamos um horário e criamos uma ligação com outros formatos.”, explicou à TV7DIAS.

Contudo, nem só de audiências vive a televisão. José Fragoso considera uma menor preocupação com as audiências uma grande vantagem. “Nos outros canais, é muito difícil, muitas vezes, fazer brilhar um determinado conteúdo. A RTP permite mais liberdade de ação, que o talento seja mais livre de se manifestar, sem a preocupação de estar sempre a fazer as mesmas coisas, nos mesmos registos”, refere.

Geração Baldas, a nova telenovela juvenil da RTP. Estreia dia 8 setembro, à noite, na RTP1! #GeraçãoBaldas #RTP #FremantlePT

Gepostet von Desliga a Televisão am Sonntag, 1. September 2019

Desliga a Televisão estreia no próximo domingo (8), na RTP1. A partir das 21 horas, o espectador vai poder fazer “zapping sem comando”.

Lê Também: ‘THE VOICE’: RTP REVELA QUEM SÃO OS NOVOS MENTORES