Livros são algumas das melhores fontes de inspiração para filmes e séries e, nos próximos meses, estas são algumas das obras que terão uma adaptação para o pequeno ou grande ecrã. Por isso, se gostas de te antecipar à estreia, fica aqui a lista de obras que merecem a tua atenção.

His Dark Materials de Philip Pullman

A trilogia Mundos Paralelos de Philip Pullman é já um clássico entre o público anglófono. Em 2007, o filme A Bússola Dourada tentou adaptar o primeiro volume. Esta nova série da HBO promete ser uma fiel adaptação da história épica de Lyra. Num universo fantástico de mundos paralelos, cada pessoa tem um animal de companhia, chamado de demónio, que é a representação física externa da alma de cada humano. A série, com Lin-Manuel Miranda, James McAvoy e Ruth Wilson, estreia na HBO ainda em 2019.

Little Fires Everywhere de Celeste Ng

Celeste Ng

Imagem: Goodreads

A segunda obra de Celeste NgPequenos Fogos em Todo o Lado traz-nos uma história de suspense. É ao mesmo tempo um mistério e uma análise às personagens que constituem o subúrbio americano, em Cleveland, onde se passa a história. A adaptação conta com Reese Witherspoon na produção e no elenco, juntamente com Kerry Washington. A minissérie tem estreia programada para 2020 na Hulu.

Little Women de Louisa May Alcott

O filme sai no Natal, mas até lá tens tempo para ler o clássico americano de Louisa May Alcott. É sobre quatro irmãs – Jo, Meg, Beth e Amy – que vivem sozinhas com a mãe após o pai partir para lutar na guerra civil americana. Para todas as idades, esta clássica história de inspiração pessoal é adaptada agora para o grande ecrã por Greta Gerwig (Lady Bird). Terá Emma Watson e Saoirse Ronan nos principais papéis, assim como Laura Dern, Meryl Streep e Timothée Chalamet.

The Goldfinch de Donna Tartt

Em O Pintassilgo, a história de uma obra-prima é também a de um rapaz. Theodore perde a mãe num atentado terrorista num museu e acaba mergulhado no mundo do crime. Agarra-se, no entanto, a um quadro que apanhou no chão quando a mãe morreu; “O Pintassilgo”, uma pintura da Era de Ouro flamenga. Esta obra de Donna Tartt é um colosso que venceu o Pulitzer em 2014 e o filme, com um elenco de luxo que inclui Ansel Elgort, Sarah Paulson e Nicole Kidman, estreia em setembro em Portugal.

P.S. I Still Love You e Always and Forever, Lara Jean de Jenny Han

Após o sucesso de A Todos os Rapazes que Amei, a adaptação cinematográfica da Netflix do primeiro volume da trilogia jovem-adulta de Jenny Han, as sequelas continuam a história em que acompanhamos Lara Jean e Peter Kavinsky. A estreia de P.S. Ainda te Amo está agendada para Fevereiro de 2020, mesmo a tempo do Dia dos Namorados, por isso ainda tens tempo para ler toda a trilogia e apaixonar-te pela história da doce Lara Jean na escrita fácil e divertida de Jenny Han.

LÊ TAMBÉM: A TODOS OS RAPAZES QUE AMEI: UM FILME COM UM FIM UM POUCO DIFERENTE DO LIVRO

À Procura de Alaska de John Green

Talvez conheças John Green como o autor de A Culpa é das Estrelas, a história de dois adolescentes com cancro que foi um sucesso de bilheteira quando foi adaptada ao grande ecrã, com Ansel Elgort e Shailene Woodley. Mas Green é autor de sete livros, o primeiro dos quais À Procura de Alaska – o seu romance de estreia que segue o protagonista Miles, quando este entra num colégio interno no Alabama, e as peripécias com o seu amigo Chip, o seu novo colega de quarto; e Alaska, uma rapariga emocionante mas instável. Uma das melhores obras do autor até hoje, que vale mais do que as personagens, é um romance extraordinariamente tocante e bonito. A adaptação está prestes a estrear, na forma de uma série de oito episódios da Hulu.

LÊ TAMBÉM: REGRESSO ÀS AULAS: COLOMBO TRANSFORMA-SE EM DIAGON ALLEY PARA OS MAIORES FÃS DE HARRY POTTER