O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Urna de Voto autárquicas

Legislativas: vê aqui o calendário dos debates

A campanha para as eleições legislativas de 6 de outubro já está em marcha, e deverá entrar numa nova fase com os debates televisivos.

RTP, SIC e TVI vão realizar, entre 2 e 16 de setembro, 12 frente a frente entre os líderes dos partidos representados na Assembleia da República. O debate a seis com os líderes das maiores forças políticas (PS, PSD, BE, CDU, CDS e PAN) está agendado para 23 de setembro e será transmitido pela RTP1 e RTP3.

Nos primeiros quinze dias de setembro, os frente a frente serão praticamente a um ritmo diário. Com a duração de trinta minutos, irão para o ar por volta das 21h. O primeiro realiza-se esta segunda-feira (2) na SIC, com António Costa (PS) e Jerónimo de Sousa (CDU).

No dia 16, o debate entre os líderes dos dois maiores partidos, António Costa, do PS, e Rui Rio, do PSD, com a duração de cerca de 60 minutos, será transmitido em simultâneo na RTP1, SIC e TVI, para além dos respectivos canais de notícias. Em 2015, o debate entre António Costa e Pedro Passos Coelho teve o mesmo modelo de transmissão, somando um total de 3,4 milhões de espectadores.

Os partidos sem assento parlamentar terão direito a participar no último debate televisivo da campanha, no dia 30 de setembro, transmitido na RTP1 e RTP3. O acordo entre as televisões prevê ainda que todos os debates realizados pela SIC e TVI, incluíndo os dos canais informativos, sejam retransmitidos ao final da noite na RTP3.

Nem todos os debates serão emitidos em sinal aberto

O critério acordado entre as televisões determinou que os frente a frente em que participam os líderes do PS e do PSD serão transmitidos em sinal aberto nos canais generalistas, enquanto os restantes “duelos” irão para o ar nos canais de notícias, dos quais apenas a RTP3 emite em sinal aberto.

O PCP contestou este formato por considerar que cria uma “diferença de oportunidades” entre “partidos de primeira e de segunda“, e decidiu que Jerónimo de Sousa só estará presente nos dois frente a frente em canal aberto com António Costa e Rui Rio, para além do debate a seis realizado pela RTP.

Além das televisões, também as rádios se juntaram para realizar dois debates com transmissão simultânea na Antena 1, Rádio Renascença e TSF. No dia 18 de setembro, às 10h, haverá um debate com os seis “grandes”, e no dia 23 à mesma hora realiza-se um segundo frente a frente entre Costa e Rio.

Calendário de debates previstos para setembro:

Dia 2 – António Costa/Jerónimo de Sousa – SIC, SIC Notícias
Dia 3 – Assunção Cristas/Catarina Martins – RTP3
Dia 5 – Rui Rio/Assunção Cristas – SIC, SIC Notícias
Dia 6 – António Costa/Catarina Martins – RTP1, RTP3
Dia 7 – Catarina Martins/André Silva – SIC Notícias
Dia 9 – Rui Rio/André Silva – RTP1, RTP3
Dia 11 – António Costa/André Silva – SIC, SIC Notícias
Dia 12 – Rui Rio/ Jerónimo de Sousa – RTP1, RTP3
Dia 13 – António Costa/Assunção Cristas – TVI, TVI24
Dia 14 – Assunção Cristas/André Silva – RTP3
Dia 15 – Rui Rio/Catarina Martins – TVI, TVI24
Dia 16 – António Costa/Rui Rio – RTP1SICTVI
Dia 18 – Debate a seis – Antena 1, RR, TSF
Dia 23 – António Costa/Rui Rio – Antena 1, RR, TSF
Dia 23 – Debate a seis – RTP1, RTP3
Dia 30 – Debate com os partidos sem representação parlamentar – RTP1, RTP3

Lê Também FERNANDO MENDES RECUSA PROPOSTA DA TVI