Motelx
MOTELX /Divulgação

MOTELX 19: Foi divulgada a programação completa da 13.ª edição

A programação completa do MOTELX foi divulgada esta quarta-feira (28). O festival de terror contará com mais de sessenta sessões para aterrorizar todos os fãs do género. Workshops, apresentações e masterclasses compõem o restante programa do festival. A 13.ª edição vai abrir com Ma e concluir com Come to Daddy.

No dia 10 de setembro decorrerá a sessão de abertura com a estreia nacional de Ma, thriller de Tate Taylor (The Help, The Girl on a Train) com a oscarizada Octavia Spencer no papel da protagonista, uma mulher solitária que decide acolher as festas de um grupo de adolescentes na sua cave – com regras muito particulares.

Ari Aster (Hereditário) é convidado de honra desta 13.ª edição e vem apresentar no dia 13, às 21h, a estreia portuguesa de Midsommar, um dos filmes de terror mais aguardados de 2019. Já o seu filme anterior, Hereditário, será exibido no dia 14 às 15h30. As sessões incluirão um Q&A com o realizador.

Além das já anunciadas celebrações dos 40 anos de Alien, assinalam-se também os 60 anos do terror sci-fi “tão-mau-que-é-bom” de Plan 9 from Outer Space (1959, Ed Wood), no dia 14, às 21h, com projeção comentada ao vivo por Susana Romana e Tiago R. Santos.

Aster dará também no dia 15 uma masterclass sobre folk horror com o escritor Howard David Ingham (We Don’t Go Back: A Watcher’s Guide to Folk Horror), seguida de uma sessão de autógrafos (17h30).

Uma homenagem a Jack Taylor

Motelx 2019
Sessão de apresentação à imprensa/ ©brunosimao

Ainda na sexta-feira 13, será prestada uma homenagem a uma figura veterana do cinema de género, contando com a presença do próprio Jack Taylor. A sessão especial contará com a exibição do documentário Jack Taylor, Testigo del Fantástico (Diego López, 2018) e Necronomicon (Jesús Franco, 1968). Este último filme de culto foi rodado em Lisboa e ficou marcado por duas estreias: a de Taylor como protagonista e a de Karl Lagerfeld como figurinista.

Neste dia decorrerá uma outra sessão especial dedicada à primeira vez que, em 13 anos de festival, o evento calha na própria sexta-feira 13, com a exibição do clássico de terror do mesmo nome.

Há 26 filmes internacionais a concurso

A secção Serviço de Quarto mostra 26 longas internacionais. Entre as novidades está o brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, filme que em Maio venceu o Prémio do Júri em Cannes. Este ano, o cinema asiático volta a destacar-se com filmes como The Gangster, the Cop, the Devil (Lee Won-Tae, Coreia do Sul), o japonês It Comes (Tetsuya Nakashima) ou o indiano Tumbbad (Rahi Anil Barve).

A secção Doc Terror regressa com documentários sobre dois lendários realizadores de filmes de terror série B, Jairo Pinilla (Jairo’s Revenge, Simon Hernandez) e Al Adamson (Blood & Flesh, David Gregory). Exibir-se-á também Horror Noire: A History of Black Horror (Xavier Burgin), análise profunda do papel dos afro-americanos no cinema de terror norte-americano.

O MOTELX promove ainda o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent em conjunto com a Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico. São oito os filmes em competição: Faz-me Companhia (Gonçalo, Almeida, Portugal, estreia mundial); All the Gods in the Sky, de Quarxx (França); Extra Ordinary, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); Finale, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); Get In, de Olivier Abbou (França); A Good Woman is Hard to Find, de Abner Pastoll (Reino Unido, Bélgica, Irlanda, estreia internacional); The Hole in the Ground, de Lee Cronin (Reino Unido); e Why Don’t You Just Die!, de Kirill Sokolov (Rússia).

Lê Mais: NETFLIX LANÇA PRIMEIRO TRAILER DE ‘THE KING’ COM TIMOTHÉE CHALAMET

Come to Daddy encerra o Festival a 15 de Setembro e conta com uma interpretação igualmente ousada e inesperada por parte de Elijah Wood. O filme de Ant Timpson mistura gore e humor negro para contar a história de um reencontro entre pai e filho que corre absurdamente mal.

Para saberes mais detalhes sobre o programa e respetivos horários, clica aqui.

O MOTELX decorre entre o dia 10 e 15 de setembro, no Cinema São Jorge.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
João Paulo Rodrigues
João Paulo Rodrigues vai apresentar ‘Não te Esqueças da Letra’ na RTP