Depois de cinco cidades terem apresentado as suas candidaturas para sediar a edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, apenas duas disputam o direito de receber o festival. No entanto, segundo o site oficial do concurso, a escolha poderá ter caído sobre Roterdão.

A decisão será oficialmente revelada no dia 30 de agosto, através de uma emissão televisiva especial das três emissoras que organizam a próxima edição do festival, anunciando a vitória que se prende entre as cidades de Maastricht e Roterdão.

Mesmo assim, apesar da informação ainda não ser oficial, a página online da Eurovisão já tem no seu calendário o evento para o certame de 2020, identificando Roterdão como a cidade anfitriã, podendo o evento ter lugar na arena Rotterdam Ahoy, com capacidade para mais de 16.000 pessoas.

eurovisão

Segundo o site oficial da Eurovisão, Roterdão será a cidade anfitriã do festival em 2020.

Atualização (19h40)

eurovisão

Cerca de uma hora mais tarde do leak inicial, foi também criado um evento para Maastricht, com as mesmas informações contidas no primeiro.

Ambos os eventos estiveram alternadamente online e fora do ar, tendo ambos voltado a surgir para que se apresentem as duas possibilidades na página oficial do concurso.

Martijn van der Zande, repórter da emissora NOS (uma das organizadoras), mostrou através do Twitter uma declaração da organização do festival, que anuncia que, durante a preparação para o anúncio oficial, “foram criadas páginas para as duas cidades candidatas para que a página correta estivesse pronta a lançar na sexta feira“, logo a seguir à transmissão televisiva. Ambas estavam online devido a um “erro no servidor do website”, problema que “já foi resolvido“.

As ligações para ambos os eventos, contidas no histórico de cidades que sediaram o evento presente na página dos Países Baixos no site da Eurovisão, foram entretanto eliminadas.

O anúncio oficial

A revelação oficial da cidade anfitriã deverá acontecer esta sexta feira, 30 de agosto, pelas 12h58 nos Países Baixos (13h58 em Portugal), depois do noticiário do canal NPO 1. De acordo com a União Europeia de Radiodifusão (EBU), as equipas representantes de ambas as cidades serão informadas da decisão apenas meia hora antes da transmissão, independentemente de qual será a vencedora.

No mesmo dia, durante a tarde, haverá uma conferência de imprensa organizada pela NPO (entidade reguladora dos canais públicos holandeses) com a presença da cidade vencedora e das três emissoras organizadoras, na qual também deverão ser reveladas as datas do concurso em 2020.

Até ao momento, de forma oficial, Maastricht e Roterdão continuam na corrida para organizar a Eurovisão em 2020, depois de Arnhem, ‘s-Hertogenbosch e Utrecht não se terem qualificado. Em Maastricht, o evento seria sediado no MCC Maastricht; já em Roterdão, na arena Rotterdam Ahoy.

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção acontece nos Países Baixos em maio de 2020, depois da vitória de Duncan Laurence com Arcade em Telavive.

Em atualização.

Atualizado às 19h40