a-ha The Movie será um documentário sobre a banda de Take on Mee estreia-se no final de 2020. Está atualmente em fase de planeamento, na Noruega.

O documentário musical contará a história dos três rapazes noruegueses que se tornaram estrelas internacionais. Magne Furuholmen, Morden Harket e Pål Waaktaar atingiram o estrelado nos anos 80 graças ao sucesso de ‘Take on Me’.

O filme acompanha o seu regresso aos palcos no 30.º aniversário da canção que os tornou famosos. Desde o começo da banda em Olso, em 1982, passará pelo seu sucesso inicial até ao mais recente.

O produtor norueguês Thomas Robsahm disse à Variety que a inspiração para o filme veio de Let it Be, um documentário sobre os Beatles. “Desde que vi Let it Be com os Beatles, fiquei fascinado com a ideia de filmar o processo de uma banda a fazer um álbum”, contou.

No entanto, Robsahm falou com um dos membros de a-ha, Magne Furuholmen, em 2008, e ficou desapontado ao saber que a banda iria separar-se. Foi em 2015 que uma nova esperança surgiu, quando a banda fez um regresso aos palcos. E, assim, o projeto começou.

a-ha são mais que ‘Take on Me’

Apesar de a banda ser conhecida pelo sucesso de ‘Take on Me’, o produtor quer mostrar que são muito mais que isso. A maior banda pop de sempre da Noruega já esgotou arenas pelo mundo fora. Além disso, viu a sua música ser usada em filmes como La La Land ou Deadpool.

“Acima de tudo, é uma história sobre amizade. Três personalidades muito especiais tornaram o impossível possível nos anos 80, quando nenhuma banda norueguesa tinha tido sucesso fora do país“, explica o produtor. “Como conseguiram? O que tinham eles que os outros sonhadores não tinham?“, continua.

O documentário incluirá filmagens de arquivo e muita música dos a-ha. Aslaug Holm, juntamente com Thomas Robsahm, irá realizar o filme. a-ha The Movie deverá chegar ao grande ecrã em novembro de 2020, na Noruega.

Lê também Woodstock: como a paz e o amor venceram o desastre