O músico português vai ser galardoado com um Grammy latino por “excelência musical” . O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo Facebook. José Cid já reagiu à conquista e afirma que “está feliz” pelo pop-rock português ser reconhecido a nível internacional.

Numa lista que inclui nomes como Joan Baez, os Grammys latino decidiram distinguir José Cid com uma estatueta. Em comunicado, a organização enaltece a carreira do músico português que “adaptou sem esforço a influência da música popular anglo-saxónica ao estilo original do pop-rock português”. O mesmo comunicado refere ainda que José Cid “continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns ao vivo”.

Num post do Facebook, o músico de 77 anos mostra que está emocionado pelo galardão. “Com este prémio . Sem duvida que este é o prémio entre outros o prémio mais importante, de pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta, um reconhecimento que o público Português nunca me negou! Antes pelo contrário! Estou também feliz porque o Pop rock Português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras , é reconhecido a este nível. Parabéns a todos os meus colegas escrevem e cantam em Português! Bem hajam e que Deus nos proteja!”, escreve o músico.

A entrega do prémio vai acontecer durante uma cerimónia no Waldorf Astoria Las Vegas no dia 13 de novembro. José Cid torna-se assim no segundo português a vencer este prémio. O fadista Carlos do Carmo foi o primeiro, tendo conquistado o Grammy em 2014.