RuPaul’s Drag Race está de volta e, desta vez, em dose dupla. O VH1, responsável pela transmissão do programa nos Estados Unidos, confirmou a renovação do reality show ao garantir mais duas temporadas presididas pela drag queen RuPaul, que contou a novidade nas redes sociais.

Aquela que será a décima segunda temporada do programa conserva a premissa original do concurso: procurar a maior estrela drag dos Estados Unidos, dando as boas-vindas a um inédito grupo de artistas. Por outro lado, as personagens mais icónicas de temporadas prévias terão, também, espaço para brilhar na quinta edição do spin-off RuPaul’s Drag Race – All Stars.

A última edição do concurso terminou em maio com a coroação da drag queen Yvie Oddly, contemplada com um prémio de, aproximadamente, 90 mil euros. A versão All Stars conheceu o seu culminar mais controverso no passado mês de fevereiro ao entregar o título à parelha Monet X Change e Trinity the Tuck.

RuPaul’s Drag Race tornou-se um fenómeno cultural desde que estreou em 2009, tendo já catapultado a carreira de inúmeras concorrentes. Entrevistado pelo The Hollywood Reporter, RuPaul confessa-se “surpreendido” relativamente ao alcance do reality show e ao seu impacto no dia-a-dia do grande público.

“Elas [as concorrentes] representam tantas pessoas pelo mundo fora. O nosso programa está na VH1 na América, mas é transmitido em todo o mundo por diferentes plataformas. As pessoas nos lugares mais remotos que consegues ou não imaginar estão a ver esta coisa. E estão a ter o que precisavam para sair da cama e dizer ‘Sabes, eu consigo fazer isto’. E isso só por si é tão valioso”, referiu.

Fonte: Kevin Winter / Getty Images

De facto, motivos não faltam à equipa da VH1 para celebrar. RuPaul’s Drag Race avança para os Emmys 2019, em setembro, com 14 nomeações, tendo já arrecadado 9 galardões em cerimónias passadas. Ainda este mês, foi anunciada a estreia de RuPaul’s Drag Race UK para outubro, a segunda edição internacional do programa após Drag Race Thailand.

Mais informações sobre as temporadas em produção serão anunciadas em breve, incluindo o alinhamento de concorrentes e eventuais datas de lançamento.

Em Portugal, RuPaul’s Drag Race está disponível na Netflix.