A antestreia de Variações, o filme sobre a vida de António Variações, acontece esta segunda-feira (19) em Amares, terra que viu nascer o artista português. O recinto que receberá a ocasião é o Parque das Termas de Caldelas.

O realizador, João Maia e o ator principal, Sérgio Praia, estarão presentes no local para assistir ao filme com os restantes convidados, população e a família do cantor, avançou fonte do município à Agência Lusa.

António Variações, falecido aos 39 anos, nasceu António Joaquim Rodrigues Ribeiro em Lugar do Pilar, na freguesia de Fiscal. Aos 12 anos foi viver para Lisboa, onde começou na profissão de barbeiro e ficou conhecido na noite da capital. Apesar de não saber uma nota de música, quis sempre ser cantor e compositor.

Lê também: Crítica. Variações: A procura pelos sonhos perdidos

Farto de aguardar por uma editora que lhe desse uma oportunidade começa, “às suas custas”, a tentar construir uma carreira musical. Segundo a produtora David e Golias, este filme foca-se no “processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte“.

O primeiro disco, Anjo da Guarda, foi um fenómeno de vendas e deu a Variações uma tournée com mais de 100 espetáculos e o concerto que mais sonhava, a primeira parte de Amália Rodrigues, que era o seu maior ídolo. Gravou o segundo disco, Dar e Receber, em 1984. Morreu em junho desse ano.

Variações estreia esta quinta-feira (22) em todo o país, contando com Sérgio Praia no papel do popular cantor. Filipe Duarte, Victória Guerra, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Teresa Madruga, Nuno Casanovas, Fernando Pires e Diogo Branco também fazem parte do elenco do filme realizado por João Maia.