A 54.ª edição do Festival da Canção, que se realiza em fevereiro e março de 2020, não destoa do que tem sido a norma nos últimos anos.

O regulamento publicado esta segunda-feira (19) pela RTP dá conta de que, no total, serão 16 os compositores: dois deles através de candidaturas espontâneas e os restantes via convite direto.

No regulamento confirma-se que, como tem sido habitual, “a RTP dirige convite a 14 autores de várias áreas musicais para, a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita, com a duração máxima de 3 minutos.”

Os outros dois compositores vão ser encontrados de duas formas: através do programa de rádio Master Class, da Antena 1, que vai selecionar um compositor sem qualquer trabalho publicado para este levar a concurso uma canção inédita entre aqueles que se candidatarem até 31 de outubro, e ainda através de um concurso totalmente aberto ao público.

Neste último caso, a participação é aberta a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. Independentemente de terem ou não trabalhos publicados, os interessados devem enviar a candidatura para o e-mail [email protected] até dia 15 de outubro.

Para mais informações, podes consultar o regulamento em causa em rtp.pt/festivaldacancao e rtp.pt/antena1.

O vencedor do Festival da Canção vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece nos Países Baixos. A cidade que o irá receber, que poderá ser Maastricht ou Roterdão, é revelada a 30 de agosto.